- Escola municipal será chamada de Paulo Sérgio Gusmão

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
15/03/2012 - O Projeto de Lei nº 85/2011, de Leonardo Hoff (PP), foi aprovado em segundo turno por unanimidade nesta quinta-feira, 15.

A Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Jardim Mauá se chamará Paulo Sérgio Gusmão. As obras do prédio que abrigará a instituição foram lançadas em dezembro e devem ser concluídas até o final do ano. Leia a proposta completa aqui.

Histórico

Paulo Sérgio Gusmão nasceu em São Leopoldo em 1924. Com apenas 17 anos decidiu seu destino: o jornalismo. Seu primeiro jornal, intitulado Record, contava com oito páginas e tiragem de 100 exemplares. Ele escreveu os artigos, buscou as notícias, projetou os anúncios e vendeu os espaços para publicidade. Em 1957, com seu irmão Mário Alberto, iniciou um novo projeto: o SL. Em 1960, deu início ao NH.

Gusmão desenvolveu inúmeros projetos comunitários. Sua primeira campanha foi a criação da Fenac. Contribuiu também para tornar a Feevale uma realidade, sendo um dos sócio-fundadores da mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo – Aspeur. Em 1983, com o professor Ernest Sarlet, criou o projeto Agora, disponibilizando computadores em escolas públicas. Faleceu em 19 de fevereiro de 1997. “Hoje, podemos ver os frutos de seu trabalho”, disse Hoff.

Posição dos vereadores

O líder do governo, Matias Martins (PT), elogiou a iniciativa. “Esta é uma homenagem mais do que merecida.” O presidente da Casa, Gilberto Koch (PT), destacou a importância da nova instituição. “Todos os vereadores tiveram o orgulho de aprovar o projeto que permitiu a construção de novas escolas infantis na cidade.” Carmen Ries, também petista, ponderou que as escolas deveriam ser nomeadas a partir de pesquisas realizadas com os moradores.

Raul Cassel (PMDB) contou como conheceu Paulo Sérgio Gusmão, na época em que o vereador ainda era estudante. “Ele nos disse para nunca desistirmos de nossos sonhos.” Sergio Hanich (PMDB), Ito Luciano e Luiz Carlos Schenlrte, da mesma bancada, também destacaram a importância que o homenageado teve em Novo Hamburgo e parabenizaram Hoff pela proposta. Antonio Lucas (PDT), Ricardo Ritter – Ica (PDT), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB) fizeram colocações semelhantes.

A escola

O prédio terá, ao todo, 1.118,48 metros quadrados e deverá receber 230 alunos. No espaço serão instalados laboratório de informática, cozinha, vestiário de funcionários e refeitório. Na área externa, além de pátio, as crianças terão à disposição palco, anfiteatro e pracinha. Os investimentos são de R$ 1,9 milhão. No ano passado, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 106/2011, do Executivo, que abre crédito adicional especial, no valor de R$ 6.718.000,00, para a construção de cinco novas escolas de educação infantil nos bairros Roselândia, Canudos, Santo Afonso, Primavera, Jardim Mauá, beneficiando aproximadamente 1.440 crianças.

Confira o vídeo com a história do homenageado