- Criadas 500 vagas para professores de educação infantil
Em breve, deverão ser realizados concursos para a contratação de mais 500 professores de educação infantil – nível médio. O Projeto de Lei nº 131/2011, do Executivo, que cria essas vagas, foi aprovado em primeiro turno na sessão desta quinta-feira, 8. A proposta define que 350 são para 20 horas e 150, para 40 horas.
Para concorrer a uma vaga, é preciso ter entre 18 e 70 anos, formação em nível médio com habilitação em Magistério ou Normal, e habilitação legal para o exercício do Magistério.
Debate
Volnei Campagnoni (PCdoB) questionou a iniciativa, pois pessoas que passaram em um concurso anterior, que vence em fevereiro, ainda não foram chamadas. O líder do governo na Casa, Gilberto Koch (PT), destacou que o novo processo é importante, pois o anterior não previa as mesmas vagas que agora são necessárias.
Matias Martins (PT) salientou que estão sendo abertas novas escolas na cidade. “É preciso que elas entrem em funcionamento o quanto antes.” Ele chamou a atenção, porém, para o fato de que todas as vagas são para ensino médio. Raul Cassel (PMDB) disse ser favorável à proposta por entender que há grande necessidade de funcionários para as escolas. “Mas o concurso que foi feito ainda está ativo, e as pessoas não chamadas devem ser as primeiras a ser chamadas.”
Jesus Maciel (PTB) concordou com Volnei e Raul. Ito Luciano (PMDB) disse ter entendido que as vagas eram diferentes.