Câmara devolve quase R$ 500 mil ao Executivo e pede construção de ponte e realização de cirurgias eletivas
A Comissão de Saúde, integrada por Patrícia Beck (PTB), Jorge Tatsch (PPS) e Cristiano Coller (PDT), sugere ao Executivo estudo para ampliar de duas para três as equipes de atendimento básico de saúde do Samu. Para isso, é preciso mais uma ambulância, um motorista e um técnico de enfermagem.
Naasom Luciano (PT) sugere a criação do SamuVet em Novo Hamburgo, para recolhimento e tratamento de animais doentes, vítimas de maus tratos ou atropelamentos, que estejam em vias públicas ou domiciliados. O vereador também pede conserto e aquisição de novos ventiladores para a Escola Presidente Prudente de Morais.
Fufa Azevedo (PT) pede limpeza de boca de lobo na esquina das ruas João Antônio da Silveira e Joaquim Nabuco e construção de passeio público na esquina das ruas Vereador Adão Rodrigues de Oliveira e Araxá. Da mesma bancada, Luiz Fernando Farias (PT) solicita concerto de infiltração em localidades dos bairros Jardim Mauá e Roselândia, além de estudo técnico para implantação de quebra-molas nos bairros Canudos e São José.
Entre as solicitações de Patrícia Beck (PTB) destacam-se capina e limpeza no entorno da Escola Monteiro Lobato, conserto da canalização de esgoto pluvial da rua Aldelino Flores e asfaltamento da rua Elácio Sippel. Roger Corrêa (PCdoB) busca nivelamento asfáltico na rua Campinas e troca de lâmpada na avenida Buenos Aires.
Professor Issur Koch (PP) reitera diversos pedidos que ainda não tiveram resolução, assim como conserto da janela da secretaria da Escola Presidente Affonso Penna e retirada de entulhos e galhos de árvores do passeio público da rua Cristóvão Colombo. Gerson Peteffi (PSDB) aponta que é preciso realizar roçada e limpeza em toda a extensão da rua Valdemar Bento de Oliveira e trocar poste de madeira por um de concreto na rua Polônia.
O presidente do Legislativo, Enfermeiro Vilmar (PR), solicita troca de lâmpadas queimadas nas plataformas 1 e 2 do paradão de ônibus da avenida Primeiro de Março e colocação de redutores de velocidade na rua Curitibanos. Cristiano Coller (PDT) pede poda de árvore no bairro Ideal, patrolamento e britagem no bairro Lomba Grande e melhorias na sinalização de trânsito na esquina das ruas Tabajara e Marques do Alegrete, também no Ideal.
Jorge Tatsch (PPS) fez diversas solicitações de melhorias para a cidade, como desentupimento e limpeza dos bueiros da avenida Nações Unidas, perto da Estação Fenac, e patrolamento e colocação de britas no beco da rua Platina.
Raul Cassel (PMDB) destaca a necessidade de reparos na pavimentação asfáltica da ponte sobre o Rio dos Sinos na avenida Integração – e ainda na rua Santa Sofia, no trecho entre as ruas São Vicente e Guarujá. Já seu colega de partido Inspetor Luz sugere melhorias na rede de iluminação pública nos bairros Primavera, São Jorge e Ideal e asfaltamento das ruas Caí, no Boa Vista, e Paquetá. O também peemedebista Sérgio Hanich pede operação tapa-buracos na rua Pinheiro Machado e capina mecanizada e limpeza para as ruas Acari e Encruzilhada do Sul.
O que são indicações e pedidos de providências?
De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura. Além disso, está entre as obrigações dos vereadores cobrar ações como a troca de lâmpadas nos postes e a pavimentação de ruas. Como estão perto de seus eleitores, sabem quais os problemas que enfrentam e quais suas reivindicações.