Atualização do Código de Postura é fundamental para regulamentação da Lei do Lixo Zero

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h59
23/09/2014 – Vereadores e secretário estão trabalhando juntos para regulamentar a lei do Lixo Zero (Lei Municipal nº 2730/2014). Os autores do projeto, Jorge Tatsch (PPS), Professor Issur Koch (PP) e Sergio Hanich (PMDB), ficaram cerca de duas horas debatendo o assunto com o responsável pela pasta de Meio Ambiente, Eduardo Antônio Bonato, e a assessora Gisele de Mello. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 23, na sede do Legislativo. Todos concordaram que é necessária uma atualização do Código de Posturas do Município e uma revisão do Plano Diretor.

As leis federais delegam para o município a forma de legislar sobre o lixo. O Código de Postura de Novo Hamburgo, no entanto, é de 1954 e está desatualizado. As multas para cada infração ainda estão discriminadas em cruzeiros. Por isso, o grupo cita a necessidade de se fazer uma atualização, retirando da lei a unidade de valor obsoleta e a substituindo por unidade referencial de valor. Além disso, Bonato destacou que, para a fiscalização da lei, o poder de polícia administrativo deve ser explicitado no Código de Postura.


A ideia é realizar um trabalho conjunto para, nos próximos 30 dias, apresentar um estudo completo do que precisa ser alterado do Código de Postura e no Plano Diretor. O Código de Posturas de um município deve ser alterado por meio de lei complementar, que pode ser de autoria tanto do Legislativo como do Executivo.  

 

Entenda a Lei do Lixo Zero