Antonio Lucas assume como prefeito interino
De acordo com o previsto na Lei Orgânica, Naasom Luciano (PT), eleito vice-presidente da Mesa Diretora, assumiu a presidência e empossou Antonio Lucas como prefeito interino. Os presentes aplaudiram de pé. O vereador pedetista deve ficar à frente do Poder Executivo Municipal até o dia 3 de março, quando devem ocorrer novas eleições, salvo decisão diversa do Supremo Tribunal Federal.
Naasom, em seguida, falou como presidente da Mesa Diretora. “É uma grande responsabilidade estar ocupando esse cargo, pois sou o vereador mais jovem desta Legislatura. Mas conheço bem o funcionamento administrativo da Casa”, disse. Ele agradeceu o PT pela indicação de seu nome e os demais vereadores pelo apoio, e disse sentir revolta pelo fato de Tarcísio Zimmermann não poder assumir o cargo de prefeito, pois recebeu a maioria dos votos nas eleições de outubro. Segundo ele, a decisão do Poder Judiciário foi injusta. “Mas acredito que faremos um grande trabalho, pois a política é coletiva.”
Transmissão de cargo
Quando a sessão de posse dos vereadores foi encerrada, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo de prefeito de Tarcísio Zimmermann (2008-2012) a Antonio Lucas. Fizeram parte da mesa, além de Tarcísio, Lucas e Naasom, os deputados Ronaldo Zulke e Luis Lauermann e a secretária municipal de administração Rachel Tomasi. Após a execução do Hino Nacional, a secretária leu a ata de transmissão de cargo, que em seguida foi assinada por ela, por Lucas e por Tarcísio.
Tarcísio, então, foi à tribuna. Ele agradeceu a sua vice, Lorena, Mayer, e a sua equipe de governo. Ele destacou, em sua fala, que seu governo foi marcado pela austeridade e melhoria na gestão financeira.
Lucas também fez um pronunciamento. Ele frisou que seu compromisso é ajudar Novo Hamburgo a continuar crescendo “Meu maior desafio será dar continuidade ao maravilhoso trabalho que foi apresentado aqui”, disse. “Para isso, peço a participação de todos os funcionários públicos, secretários e vereadores.”