Vereadores traduzem necessidades em emendas

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Aprovada por unanimidade as 167 sugestões do Legislativo
Votadas em bloco, todas as 167 emendas propostas pelos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias foram aprovadas por unanimidade. A decisão ocorreu em segundo turno na sessão de quinta, 24 de setembro.
Originalmente, haviam sido apresentadas 168 emendas ao projeto do Executivo. No entanto, Raul Cassel, PMDB, fez a retirada de uma, a 106. Segundo ele, a emenda de sua autoria foi apresentada em duplicidade.

Saiba mais sobre as emendas

O vereador que mais apresentou emendas à LDO 2010 foi Luiz Carlos Schenlrte (PMDB). As 37 sugestões do peemedebista destinam-se, na maioria, para a pavimentação e construção de vias urbanas no bairro Boa Saúde. Ele também sugere a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Liberato, no mesmo bairro, e de outra UBS no bairro Petrópolis.

Ricardo Ritter (PDT) apresentou 13 emendas à LDO. A maioria das sugestões é para pavimentação de vias urbanas no bairro Rondônia. Além disso, o vereador sugere a construção de uma creche em Canudos e de uma Unidade Básica de Saúde na Vila Kroeff.

Antonio Lucas (PDT), presidente da Casa, apresentou oito emendas. As propostas são diversas. Dentre elas, propõe a construção de uma creche próxima ao "Comida Urgente", no bairro São José, além de reformas na praça esportiva do 11 Gaúcho, no bairro São Jorge, além da reforma da sede da Associação de Moradores do Loteamento Kephas Norte, no São José. Lucas também suplementa dotação orçamentária para subvencionar o Coral Amigos da Câmara, em 2010.

Matias Martins (PT) apresentou três emendas. O vereador defende a construção de uma área industrial em Novo Hamburgo e propôs emenda na LDO para esse fim. O líder da bancada petista sugeriu também a construção de uma ponte na Rua João Daniel Hillebrand, no Rondônia e a sinalização viária urbana em diversas ruas do Município.

Raul Cassel (PMDB) propôs 27 emendas distribuídas em diversas áreas. Pretende beneficiar a construção, recuperação e o alargamento de pontes, a construção de farmácia, a pavimentação e duplicação de ruas, a sinalização viária urbana e a construção de duas UBSs, uma na Vila Kroeff e outra no Conjunto Habitacional Mundo Novo, bairro Canudos.

A vereadora Carmen Ries (PT) divide as suas 11 propostas à LDO em capeamento e recapeamento asfáltico, duplicação de ruas e construção e pavimentação de via urbana. A petista também foca suas sugestões na
construção de uma UBS no bairro Mauá e na implantação e/ou substituição de redes de esgoto na Vila das Flores e no Morro da Formiga. Além disso prevê repasse de verbas ao Conselho Tutelar.

Gerson Peteffi (PSDB) submeteu 24 emendas para avaliação do Plenário. Além de 15 propostas de construção e pavimentação urbana, o tucano propõe a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde: no Jardim Liberato, no bairro Rincão, no bairro Ideal e no Boa Saúde. Defensor do término da duplicação da Rua Rincão, o vereador também sugere recursos para a conclusão dessa obra.

Ito Luciano (PMDB) indicou três emendas. Dentre elas, a construção de uma creche para atender a demanda dos moradores dos bairros Ideal e Liberdade. Também sugere a implantação de sistema de iluminação na Rua João Aloisio Algayer, trecho entre a Avenida Integração até a divisa com São Leopoldo.


O petebista Jesus Maciel Martins apresentou 14 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Dividiu suas sugestões entre saneamento básico, pavimentação, aquisição de veículo para saúde e informatização da rede de
saúde, que possibilitará a interligação de todas as Unidades Básicas de Saúde. Jesus também indica a aquisição de um terreno para qualificar as instalações da Ceasa de Novo Hamburgo.

Dentre as 14 emendas propostas por Sergio Hanich (PMDB) também está a reivindicação de um terreno para as instalações da Ceasa. Além disso, Serjão sugere asfaltamento de várias ruas no bairro Canudos e a disponibilização de recursos para atletas que representam Novo Hamburgo em outros municípios.


Volnei Campagnoni (PC do B) indicou 13 emendas. Como presidente da Comissão de Educação da Casa, sugere a ampliação de vagas de escolas nos bairros São José e São Jorge. Além disso, prevê a ampliação da estrutura
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecilia Meireles. Volnei também indica a reforma e ampliação de duas UBSs: na Vila Kraemer e no bairro Kephas, além da implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento, em Canudos e de uma UBS no São Jorge.


O petista Alex Rönnau propôs uma emenda à LDO. Ele sugere a construção de uma casa mortuária no bairro Canudos, visando a qualificação da infraestrutura urbana.


Leonardo Hoff (PP) também apontou uma emenda. O vereador sugere o repasse de recursos para o Coral Amigos da Câmara no ano de 2010. O objetivo é beneficiar a entidade, possibilitando a aproximação da comunidade com a arte e a cultura.

Das 168 emendas, 164 foram criadas individualmente. Os 14 vereadores da Câmara propuseram, em conjunto, mais uma emenda. Ela prevê o repasse de verba para despesas de locomoção e confecção de trajes para a AFANH, mantenedora do Grupo Folclórico Alemão de Novo Hamburgo "Romantic Reisender". Jesus Maciel Martins e Sergio Hanich sugeriram a emenda 96 que prevê a ampliação da Ceasa. Já Ito Luciano e Gerson Peteffi são autores das emendas número 57 e 64, que tratam da construção de uma UBS no Jardim Liberato e da pavimentação da Rua Cambará, no Boa Saúde, respectivamente.

Acesse o projeto da LDO e o texto das 168 emendas