Eleita diretoria do Comitê Pró-sinos

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Evento teve avaliação positiva
Foi realizado, no Plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, o 2º Seminário da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Vereadores e comunidade debateram no decorrer do dia 22 assuntos relacionados ao Panorama Nacional da Situação do Saneamento Básico - Lei 11.445 e às Políticas de Recursos Hídricos - alternativas para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Além disso, o evento marcou a eleição da diretoria permanente da Comissão.

Avaliação do evento

O vereador Gilberto Koch, do PT, integrante da Comissão Legislativa, fez uma avaliação positiva do evento, que reuniu legisladores de dez municípios e representantes de 16 cidades. No entanto Betinho salientou que a participação poderia ter sido maior. "Não podemos desistir. Devemos trabalhar para garantir a adesão de mais vereadores na causa", pontuou.

O petista citou o primeiro palestrante do dia, Arnaldo Dutra, que falou sobre o tratamento de esgoto no Arroio Luiz Rau e Arroio Pampa de Novo Hamburgo. "Já há projetos para qualificar as estações de tratamento de esgoto, com o início das obras previsto para o segundo semestre deste ano", ressaltou Gilberto. Ele destacou a fala do prefeito de São Leopoldo e Presidente do Pró-Sinos, Ary Vanazzi, informando que 22 prefeituras já estão conveniadas ao Consórcio, o que trouxe mais força junto ao Governo Federal e no pleito de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para futuras obras.

Por fim, Betinho mencionou a palestra de Moretti, que trouxe exemplos da realidade encontrada em São Paulo, onde há três Comitês, devido aos rios que cortam o Estado.

Eleição da Executiva

Agradecendo a acolhida da Câmara de Novo Hamburgo, o vereador de Campo Bom, Victor Fernando de Souza presidiu a última atividade do dia: as eleições que transformaram a Comissão Provisória em Comitê de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos. Com unanimidade de votos, a diretoria fica composta pelos seguintes vereadores:


Titulares:

Presidente: Nestor Schewertner (PT), São Leopoldo

Vice-Presidente: Aloísio Bamberg (PSDB), Canoas

Secretário Geral: Gilberto Koch (PT), Novo Hamburgo

1º Tesoureiro: Jaime da Rosa (PSB), Esteio

2º Tesoureiro: Marli Pires dos Santos (PP), Nova Santa Rita

Secretário Comunicação: Victor Fernando de Souza (PC do B), Campo Bom

Secretário de Organização: Egon Kirchheim(PT), Sapiranga

O vereador de Novo Hamburgo, Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) elegeu-se suplente de Secretário Geral. Os eleitos permanecem dois anos no cargo, até nova eleição.


A próxima reunião do Comitê será realizada na Câmara Municipal de Nova Hartz, às 9h, do dia 13 de maio. A partir de hoje, elas continuam descentralizadas e acontecem a cada 30 dias, nas segundas quarta-feiras do mês.


Diversas autoridades participaram do evento

Dentre outras autoridades, marcaram presença na solenidade de abertura o presidente da Câmara, Antonio Lucas; o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, o presidente da Comissão Intermunicipal Legislativa, Nestor Schwertner, o deputado estadual Ronaldo Zulke e vereadores representantes dos municípios que compõem a Comissão.

Antonio Lucas ressaltou que o dia será de discussão de ações, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida de todos os municípios da Bacia Hidrográfica dos Sinos. Ele lembrou que no ano passado, a Câmara aprovou recurso de R$ 116 mil destinados a projetos do consórcio Pró-Sinos. Segundo o vereador, a verba está sendo utilizada no projeto de educação ambiental e no plano regional de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. "Isso prova que somente a união dos poderes poderá reverter o quadro de poluição e descaso em que se encontra o nosso rio. E todos aqui têm a consciência de que se nada for feito, em dez anos, ele não poderá mais ser a fonte de água potável que abastece mais de um milhão e meio de pessoas", apontou.

Após a realização do 1º Seminário, em 2008, 11 municípios aderiram à Comissão de Acompanhamento. Neste ano, a intenção é contar com a participação de pelo menos 20 cidades. Nestor Schwertner salientou que, atualmente, 18 municípios já assinaram o termo de adesão ao Pró-Sinos. "Trabalharemos até conseguir o comprometimento dos 32 municípios", disse.

O deputado estadual Ronaldo Zulke ressaltou que a salvação do Rio dos Sinos é uma luta que vale à pena o envolvimento e o comprometimento. "Ao salvar o Sinos estaremos dando uma contribuição inestimável à vida da nossa região", disse, acrescentando que para o objetivo ser alcançado é fundamental a ação conjunta das câmaras de vereadores, das prefeituras e da sociedade. "É um tema estratégico para o desenvolvimento do Vale e da qualidade de vida da população", complementou.

O prefeito de Novo Hamburgo finalizou dizendo que o Consórcio desde sua criação, em 2007, vem desenvolvendo e executando junto ao Governo Federal, importantes projetos na área ambiental. "sua criação foi um ponto chave na busca na conscientização ecológica", ressaltou.


Palestras realizadas

Manhã

Tema: Panorama Nacional do Saneamento Básico, foco na Lei 11.445
Painelista: Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e diretor da Companhia Municipal de Saneamento de NH (Comusa), engenheiro Arnaldo Luiz Dutra.

Tema:A constituição do Consórcio - Lei 11.107 e a sua implantação para a reabilitação do Rio dos Sinos.
Painelista: Prefeito de São Leopoldo e presidente do Pró-sinos, Ary José Vanazzi


Tarde

Tema: Política Nacional de Recursos Hídricos - Lei 9.433 - experiência do Comitê na criação da Agência de Bacia e Cobrança pelo Uso da Água
Painelista: engenheiro Luís Roberto Moretti, secretário executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ. São Paulo

Tema: A importância do "Plano Bacia" para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Painelista: Presidente do Comitê de Gerenciamento (Comitesinos), Sílvio Klein