Mulheres que fizeram história na política hamburguense

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Sandra Hack foi a primeira vereadora eleita
A primeira mulher ocupou uma cadeira no Legislativo hamburguense somente 30 anos após a instalação do Poder no Município. Sandra Hack elegeu-se vereadora, na 6ª legislatura, de 1968 a 1972. Desde então, diversas mulheres vêm se destacando no cenário político de Novo Hamburgo.

A próxima legislatura, compreendida entre 1973 e 1977, teve a presença de duas mulheres como titulares. Marlene Plangg foi a primeira a exercer o cargo de Presidente da Câmara, em 1973, e Maria Paula Biondi foi também a primeira mulher a exercer o cargo de vice-Presidente, em 1976.

Nos quatro anos seguintes, durante a 8ª legislatura, apenas Maria Paula Biondi foi reeleita como titular. Marlene Plangg e Sandra Hack ficaram como suplentes e assumiram o cargo algumas vezes.

De 1989 a 1992, a Câmara hamburguense ficou sem representante do sexo feminino, pois nenhuma candidata alcançou a titularidade. Eventualmente, assumiu Neidi Friedrich.

Marion Rovena Brochado elegeu-se vereadora na 11ª legislatura, de 1993 a 1996. Assumiu como suplente, algumas vezes, Anita Beatriz D. L. de Oliveira.

Também nenhuma mulher ocupou a cadeira titular de vereadora entre 1997 e 2000. Celina Grezzana e a Merci Kunzler ocuparam a cadeira de suplente em algumas situações.

As mulheres voltam a ocupar cadeira cativa no plenário entre 2001 e 2004, quando duas mulheres elegeram-se como vereadoras titulares. Lorena Mayer alcançou grande representatividade nas urnas, sendo a quarta mais votada, no conjunto dos 21 titulares eleitos. Celina Grezzana também foi eleita. Eventualmente, assumiu como suplente Maria da Glória Brito.

Na eleição de 2008, Celina Grezzana compôs a chapa majoritária do PSOL à Prefeitura como candidata a vice-prefeita, tendo por companheiro o então vereador Ralfe Cardoso. Foram derrotados pela composição PT, PDT, PCdoB.

A 14ª

Duas mulheres elegeram-se como vereadoras titulares, na legislatura passada, de 2005 a 2008. Lorena Mayer recebeu a maior votação da cidade. Anita Lucas de Oliveira também foi eleita.

A atual Legislatura

Novamente duas mulheres elegeramm-se como vereadoras titulares: Anita Lucas de Oliveira que, após tomar posse como vereadora, em 1º de janeiro de 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretária municipal da Cultura. Ela foi a primeira mulher-vereadora a assumir uma pasta na administração municipal. Carmen Lucia Ries foi eleita como titular para a sua primeira legislatura. A 15ª legislatura se estende até 2012.

Destaque

Em 2008, elegeu-se a primeira vice-prefeita da história de NH, Lorena Mayer. Ela foi a primeira mulher-vereadora a disputar uma vaga em uma eleição majoritária e alcançar a vitória.

Parabéns a todas essas mulheres, pelo pioneirismo e as conquistas!