24/05/2011 - Jantar marca lançamento da Francal 2011

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h57
Presidente da comissão calçadista participou do evento

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista, vereador Antonio Lucas, participou nesta segunda-feira, 23, do jantar de lançamento da 43ª Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios em Novo Hamburgo. O encontro reuniu autoridades, empresários, representantes de entidades do setor e imprensa. 

O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, afirmou que o Estado tem sido um grande parceiro do evento, uma vez que destaca-se como um grande polo calçadista. "Acreditamos no mercado brasileiro, por isso investimos nesse evento". Segundo ele, a Francal 2011 terá 82 mil m² e mais de mil expositores. 

O diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, Heitor Klein, destacou que no ano passado houve crescimento de 10% no consumo interno e na produção de calçados. Ele frisou ainda que, apesar das dificuldades, a entidade continua acreditando no mercado internacional. "O que nos ameaça não é a concorrência dos demais países e sim as práticas ilegais". Entre elas, citou o dumping – quando uma ou mais empresas de um país vendem seus produtos por preços muito abaixo do praticado no país importador. "Os produtos Made in Brazil continuam sendo sinônimo de design e qualidade", enfatizou. 

A gerente de marketing da empresa Picadilly, Cristine Grings, apresentou o projeto "Menos é Mais", cujo objetivo é reduzir os custos de montagem dos estandes, além de incentivar a utilização de materiais sustentáveis. Segundo ela, foram 20 empresas participantes na Couromoda 2011 e 40 já confirmadas para a Francal. 

O prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou que o Município investe na Casa de Novo Hamburgo, que propicia a pequenos empresários do segmento a participação nessas feiras.

Para o vereador Antonio Lucas, a realização desse jantar de lançamento demostra o reconhecimento do potencial da região e também da cidade como capital do calçado. A expectativa, de acordo com o parlamentar, é de que o setor repita o crescimento do ano passado. Lucas salientou ainda que a Câmara estará presente no evento apoiando as empresas que irão expor no estande coletivo, cuja verba foi aprovada pelos vereadores. Devido à importância do setor na economia local, a participação dos vereadores nos eventos do setor é Missão Oficial do Legislativo.

A 43ª Francal ocorrerá entre os dias 27 e 30 de junho, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.