CONHEÇA A HISTÓRIA DE OLÍVIO JACOBUS

por admin última modificação 16/10/2020 19h56
Empresário é o novo Cidadão de Novo Hamburgo
O vereador Teo Reichert, autor do projeto que originou a distinção para o empresário Olívio Jacobus. Da tribuna, falando em nome do PMDB, PDT, PTB, PCdoB, PSOL e PT, Teo destacou a contribuição do homenageado ao progresso do Vale do Sinos e também a sua participação em projetos sociais.
Seu discurso foi acompanhado da apresentação de um vídeo com depoimento de Jacobus sobre a sua trajetória pessoal.
O vereador Cleonir Bassani (PSDB) saudou o novo cidadão hamburguense, afirmando a necessidade de permanecer atento às palavras de Jacobus, porque este sempre tem muito a ensinar a todos. Ressaltou a abnegação de Jacobus às causas sociais e também citou a participação valiosa das esposas de ambos os homenageados na construção da história de sucesso dos mesmos.
O prefeito Jair Foscarini fez referência à frase de Jacobus, em que ele diz que não basta ter diretores extraordinários, mas que é preciso também ter colaboradores extraordinários. Elogiou a sua preocupação com o terceiro setor, lembrando que o seu trabalho também permitiu a projeção de Novo Hamburgo na região.
O genro de Jacobus, José Antonio Pezzi, agradeceu em nome da família. Citou o pulso firme e a estrutura que ele dá e oferece à família, o que lhes garante segurança para realizar projetos. Também referiu-se ao seu exemplo de humildade e agradeceu as lições que têm marcado o caráter de todos os que convivem com Olívio Jacobus.
O novo cidadão hamburguense manifestou-se da tribuna e afirmou que o sucesso alcançado em sua trajetória pessoal e profissional só foi possível graças à recepção da comunidade de Novo Hamburgo, que lhe apoiou integralmente e o recebeu de braços abertos. Afirmou, ainda, sentir-se honrado com a distinção concedida pela Câmara Municipal, que o coloca ao lado de personalidades como a de Mário Gusmão, Ernesto Frederico Scheffel e Alceu Feijó, integrantes da Galeria de Cidadãos de Novo Hamburgo.

Histórico

Superação, investimento social e muito trabalho marcam a vida de Olívio Jacobus na sociedade hamburguense dos últimos 39 anos.

Nascido em Três Coroas em 1929, Olívio pertence em uma família humilde de imigrantes alemães. Começou a vida como sapateiro e trabalhou posteriormente em fábricas do setor no Vale dos Sinos.

Em 1949, passou a atuar no comércio e manutenção de caminhões em São Francisco de Paula, ao lado de um de seus irmãos. Após uma parceria de 16 anos, o gosto pelos automóveis, pela inovação e pelo empreendedorismo o levou à formação de uma nova sociedade, desta vez com o empresário Eris Zugno, na concessionária de veículos GM, Auto Canela. Em 1968, a abertura da concessionária Sinoscar em Novo Hamburgo marcou a mudança de sua família para nossa cidade. Sua esposa Marietta e os quatro filhos Maria Isabel, Ângela, Suzana e Luiz Alberto, o acompanharam nessa jornada e, desde então, todos moram aqui.

Atualmente, o grupo Sinosserra, cuja sede fica em nossa cidade, emprega cerca de 700 pessoas e conta com sete concessionárias GM e duas revendas Volkswagen, além de empresas de urbanismo e consórcios. Nos últimos anos, várias das concessionárias foram premiadas pela montadora General Motors pela sua excelência em vendas e atendimento. E, neste ano, a Sinoscar Canela foi eleita a melhor concessionária do Brasil, premiada pelo presidente da GM, Ray Young.

Os excelentes resultados e a grande expansão do grupo não seriam possíveis sem a grande dedicação dos funcionários. Olívio sempre deu atenção e oportunidade de ascensão profissional. A Sinoscar foi uma das primeiras empresas da região a oferecer a alimentação a preços simbólicos para os funcionários, ofereceu planos de saúde completos quando isso não era comum e programa de educação em parceria com a Universidade Feevale, para funcionários que ainda não tinham concluído o 1º e 2º grau. Com um departamento de RH muito ativo e consciente com as necessidades dos colaboradores e da direção, investimento em projetos e treinamentos com foco no crescimento profissional e pessoal sempre foram os valores mais fortes do Grupo. Um dos princípios básicos do Grupo é o de acreditar e potencializar o que as pessoas têm de melhor sempre.
Estimular o voluntariado, também é um dos benefícios oferecidos pela empresa. Sensibilizar seus colaboradores com questões sociais é a forma de torná-los cidadãos socialmente responsáveis.

Para Olívio Jacobus, satisfação não é apenas ter funcionários satisfeitos e sucesso nos negócios. Devolver esses ganhos à comunidade, além de mobilizar outros cidadãos em benefício dos mais necessitados é fundamental. Por esse motivo, ele participou ativamente de muitas ações assistenciais do Lions Club, nos anos 80 e 90.

Acreditou na iniciativa criada em 1993, inspirada em uma campanha semelhante realizada no México em 1992, chamada Campanha da Solidariedade em Novo Hamburgo. Assim, a 3ª Campanha da Solidariedade, desenvolvida em 1995, foi coordenada pelo empresário Olívio Jacobus e entregou 30 casas para a população. Nesse ano, a campanha teve uma gincana paralela ao evento que terminou com uma festa no dia 10 de junho, quando foi comemorado o Dia da Solidariedade.

Como líder empresarial, Olívio Jacobus é muito atuante em diversas entidades, principalmente na Associação Comercial de Novo Hamburgo. Quando ocupou a presidência, de 1997 a 1999, estimulou a informatização do comércio, o intercâmbio e as visitas de empresários estrangeiros para expandir os negócios da cidade e foi grande incentivador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade na região, aumentando a competitividade do mercado local.

Olívio foi instituidor e é o atual presidente da Fundação Semear - braço social da ACI-NH. Nessas décadas dedicadas ao trabalho social, Olívio teve a satisfação de liderar iniciativas inovadoras como o Projeto Vencer, voltado à capacitação profissional e ao desenvolvimento pessoal e social de adolescentes para a inserção no mercado de trabalho. O Geração Empreendedora prepara os jovens para atividades de geração de renda, principalmente na área de marcenaria. Desses projetos saíram profissionais que atuam no grupo Sinoscar e em outras empresas da região. A Fundação Semear foi a criadora e mantém o Centro de Vivência Redentora, instituição que atende cerca de 350 crianças, de seis a 16 anos, e oferece oficinas de danças, artes, literatura, informática, idiomas, coral, violão, atividades de recreação e capoeira, atendimento médico, psicológico e psicopedagógico, além de acompanhamento junto às famílias.

Em 2002, a Fundação Semear lançou o Banco de Investimento Social, cujo objetivo é fazer o acompanhamento profissional de organizações do terceiro setor e orientá-los para a prática da responsabilidade social. Desde então, iniciativas como o Balcão de Projetos e o Padrinho Legal ajudam a qualidade de vida de crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, 397 crianças estão apadrinhadas pelo programa e 37 projetos já foram implementados.

Olívio Jacobus faz parte do Conselho de Administração do Grupo Sinos, um dos principais grupos de comunicação do Rio Grande do Sul. Além disso, também é conselheiro da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo, mantenedora do Centro Universitário FEEVALE.

Como se percebe, o foco de Olívio Jacobus são as pessoas, pois ele tem a certeza que uma empresa que não investe em pessoas é forte candidata à estagnação.

Culturalmente as empresas do grupo Sinosserra investem fortemente em treinamentos, possibilitando um ambiente aberto que valoriza a criação e a troca de sugestões. Esta prática é um incentivo para que os funcionários participem dos novos projetos desenvolvidos.

Por fim, ele acredita que Funcionários Felizes = Clientes Felizes. A Fidelização dos clientes e o engajamento dos funcionários são o foco; a busca constante na qualidade dos serviços e do atendimento é uma meta diária e um dos seus princípios básicos que se estende para todas as empresas do Grupo Sinosserra.


RESUMO NA PLACA DO TÍTULO DE CIDADÃO:

OLÍVIO JACOBUS, nasceu em Três Coroas, no ano de 1929. Casado com a Sra. Marietta Jacobus, teve quatro filhos. De família de imigrantes alemães, começou a vida como sapateiro e trabalhou posteriormente em fábricas do setor no Vale do Sinos. Em 1968 abriu a concessionária Sinoscar em Novo Hamburgo. Participou ativamente de muitas ações assistenciais do Lions Club, nos anos 80 e 90. Como líder empresarial é muito atuante em diversas entidades, principalmente na Associação Comercial de Novo Hamburgo. Foi instituidor e é o atual Presidente da Fundação Semear. Liderou iniciativas inovadoras como o Projeto Vencer e o Geração Empreendedora, que prepara jovens para atividades de geração de renda. Faz parte do Conselho de Administração do grupo Sinos, e é Conselheiro da ASPEUR - FEEVALE. Acredita que Funcionários Felizes = Clientes Felizes.
Foi homenageado em 2007.