14 de setembro será Dia do Doador Voluntário de Sangue

por admin última modificação 16/10/2020 19h55
Projeto de lei é de autoria do vereador Soli Silva
Seguindo a tradição de engajamento social da Câmara de Vereadores, foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei que incentiva a inclusão do Dia do Doador Voluntário de Sangue no calendário oficial do município de Novo Hamburgo. O texto, apreciado na sessão desta terça-feira, 04, é de autoria do vereador Soli Silva (PDT).

O objetivo da proposta, explica o vereador Soli, é instituir o 14 de setembro como uma data para homenagear aqueles que fazem algo concreto para auxiliar o seu semelhante, bem como desmistificar a doação de sangue e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Conforme a justifica do projeto de lei, no Brasil há aproximadamente 2,4 milhões de coletas de sangue por ano, um índice muito baixo comparado à recomendação da Organização Mundial de Saúde. Em razão disso, os hemocentros passam por enormes dificuldades em conseguir doadores freqüentes, pois a maioria da população só doa sangue quando tem algum parente ou amigo necessitando.

Em Novo Hamburgo, existem centenas de doadores voluntários que, no anonimato, ajudam a salvar vidas. Isso deve-se, em muito, a atuação do Legislativo Municipal, criador de diversos projetos, que posteriormente transformaram-se em lei, incentivando a doação de sangue.

Tradição
Em 1995, através da Lei Municipal 81, foi instituído o 13 de março como o Dia Municipal da Doação de Órgãos. Conforme o texto legal, a data deve ser reservada a palestras, debates e eventos públicos sobre o assunto.

O suplente Juarez Kaiser (PDT) foi o autor do projeto de lei que resultou na Lei 031 de 1998, a qual estipulou que em todas as mensagens e correspondências oficiais do Município esteja grafada a mensagem "Doe Sangue, Doe Órgãos, SALVE UMA VIDA". Na ocasião, o parlamentar era titular da cadeira.

De autoria do ex-vereador Lucindo Amaral, a Lei Municipal nº 844 de 2002 definiu o período de 18 a 25 de novembro de cada ano como a Semana Municipal da Doação de Sangue. O intuito é estimular campanhas e iniciativas que conscientizem a população sobre a importância do gesto.

Já a Lei Municipal 1.050 definiu 2004 como o Ano Oficial de Incentivo à Doação de Órgãos e de Sangue em Novo Hamburgo, ambas de autoria do ex-vereador Darwin Kremer.