Programação da TV Câmara de Novo Hamburgo será incrementada

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
25/04/2005 -Presidente Bassani busca subsídios

Presidente do Legislativo quer implantar uma programação variada para divulgar as atividades dos vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores, Cleonir Bassani (PSDB), quer a instalação de uma programação variada na TV Câmara ainda este ano. Para conhecer o funcionamento de outras emissoras, Bassani e sua assessoria visitaram os Legislativos de Caxias do Sul e Porto Alegre, onde entraram em contato com a produção de programas, debates e noticiários feitos de dentro dos dois parlamentos. Em Caxias do Sul, Bassani foi recepcionado pelo colega Francisco Spiandorello (PSDB). Na cidade serrana, a programação da TV Câmara contempla programas culturais, como a cobertura de espetáculos de teatro, dança e feiras do livro. Também são feitos programas de debates entre os vereadores e lideranças da comunidade. "Garantimos espaço a todas as manifestações políticas", disse Spiandorello a Bassani durante a visita.

Em Porto Alegre, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo foi recepcionado pelo colega Elói Guimarães (PTB). Em Porto Alegre, a TV Câmara já opera há seis anos, também pelo Canal 16. Segundo o diretor de imprensa do Parlamento da Capital, Denian Couto, a audiência da emissora vem crescendo. "Não temos a medida, mas muitos vereadores já recebem o retorno dos telespectadores", disse Denian. Em Porto Alegre, uma das particularidades é o programa Trajetória, onde o vereador é entrevistado por uma hora. "Eles não falam sobre política, apenas sobre sua trajetória de vida e como chegaram à vida pública", explica. Também chama a atenção o programa Projeto, onde os autores das proposições têm espaço para justificarem seus projetos de lei.

Uma característica de todas as emissoras é que além da programação, são transmitidas, ao vivo, todas as sessões ordinárias.

USO DA TV É REGULADO POR LEI

Atualmente, a TV Câmara em Novo Hamburgo transmite ao vivo as sessões ordinárias e as solenidades, às terças e quintas-feiras, das 14h às 20h. Às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h, a programação é reprisada. No restante do tempo, o Canal 16 retransmite a programação da TV Assembléia.

O serviço de TV a cabo no país foi regulamentado pela Lei Federal nº 8977, de 1995 e pelo Decreto nº 1718/95.

A Legislação prevê que a operadora de TV a cabo, no caso a NET, na sua área de prestação de serviços, coloque à disposição da comunidade canais básicos para utilização gratuita, de uso compartilhado entre os Poderes Legislativos estaduais e municipais. A utilização do canal destina-se à documentação da atividade parlamentar, em especial da transmissão ao vivo das sessões plenárias.

A partir de 11 de abril de 1996, as sessões plenárias da Câmara de Novo Hamburgo passaram a ser gravadas e retransmitidas pela NET.

No segundo semestre de 2002, com a assinatura do convênio entre Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal, estabeleceu-se o compartilhamento do sinal de transmissão do canal legislativo da TV Assembléia e as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo, pelo Canal 16.

A idéia do presidente Cleonir Bassani é encaminhar a licitação para a implantação do serviço nos próximos dias.