Jair Foscarini assume em clima de festa
O prefeito Jair Foscarini e o vice Raul Cassel foram empossados em seus respectivos cargos pelo presidente interino da Câmara Municipal, vereador Renan Schaurich. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 23/03, às 19h45min, no plenário da Câmara. Ambos entregaram ao presidente Renan Schaurich o diploma legal, a declaração de bens e prestaram juramento, conforme determina a lei.
Quase seis meses decorridos da primeira eleição, em três de outubro de 2004, em que Jair venceu com 56.065 votos, a Justiça Eleitoral anulou o pleito e Jair disputou novamente as eleições em seis de março, vencendo pela segunda vez com 66.167 votos.
Jair Foscarini e Raul Cassel disputaram as eleições pela coligação PMDB-PP-PSB-PCdoB-PPS e PSC. A carreira de ambos teve início com o mandato de vereador na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Jair foi vereador na 11ª Legislatura, de 1993 a 1996, saindo da Câmara para o cumprir o mandato de deputado estadual na Assembléia Legislativa, em 1995. Raul Cassel teve seu primeiro mandato como vereador no período de 2001 a 2004, na 13ª Legislatura.
Os vereadores líderes das bancadas com assento na Casa saudaram o prefeito eleito, respectivamente Lorena Mayer (independente), Ralfe Cardoso (PT), Teo Reichert (PDT) Gerson Peteffi (PSDB), João Marcos (PTB), Ito Luciano (PMDB) e o presidente em exercício Renan Schaurich. Também manifestou-se o chefe da Casa Civil, dr. Alberto Oliveira, representando do governador do Estado, Germano Rigotto.
Jair Foscarini agradeceu a presença das autoridades presentes, que nominou uma a uma, salientando que a presença de todos engrandecia aquele momento tão especial. Disse que há mais de 20 anos vem construindo, na cidade e na região, uma carreira política pautada pela defesa dos interesses comunitários, recordando que foi funcionário da Prefeitura por longos anos, vereador mais votado, deputado estadual por três mandatos e secretário estadual dos transportes. -Construí um patrimônio político marcado pela transparência, pela ética, pela coerência e pela honestidade. Novo Hamburgo é testemunha do calvário percorrido até este momento. Enfrentei momentos de angústia, mas o apoio recebido pela população e pela minha família foi o grande alento nos piores momentos-. Ainda destacou o trabalho da imprensa e de todos os que estiveram ao seu lado. Disse que a situação social, econômica e administrativa de Novo Hamburgo é dramática. Como prova, apontou dois indicativos que são o agravamento dos problemas sociais e a veemência demonstrada pela população nas urnas, ao rejeitar o modelo de administração municipal até então vigente. Concluiu, convidando os vereadores a caminhar juntos para revolucionar a história e dar à população as respostas que ela espera.
Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Iradir Pietroski; o Cônsul da Alemanha, Hans Dietrich Bernhard; o juiz diretor do Fórum de Novo Hamburgo, dr. Alexandre Boeira; o juiz eleitoral Marco Aurélio Martins Xavier; o deputado federal Tarcísio Zimmermann; a deputada estadual Maria Helena Sartori; o vice-presidente estadual do PMDB, vereador Sebastião Melo; o Bispo da Diocese de NH, Dom Osvino Both; o Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Major Carlos Magno, além de prefeitos e vereadores da região e autoridades representativas do Município.