Câmara presta homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores no Calçado de Novo Hamburgo

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
21/02/2005 - Sindicato representa há mais de seis décadas os direitos da categoria

Parte do Expediente dessa terça-feira, a pedido do vereador Gilberto Koch (PT), será destinado a homenagear o Sindicato dos Trabalhadores no Calçado de Novo Hamburgo. Fundado em 21 de fevereiro de 1933, o sindicato foi presidido por José Edmundo Licheler, marcando o início da luta pelos direitos dos trabalhadores dessa categoria, já que o calçado é o setor de maior desenvolvimento no Vale do Sinos, principalmente em Novo Hamburgo, considerada a Capital do Calçado.

Alberto José Lopez foi presidente em 1934. A Mesa Diretora nesse ano era composta de dez integrantes, entre eles Edmundo Müller, Márcio Campani e Emílio Christmann. José Ruivo, José Nazareo e Lídia Schmidt também fazem parte dos registros, como os primeiros dos 50 associados do sindicato.

Um dos eventos de grande ênfase em 1957 foi a escolha da Rainha dos Industriários do Calçado. Em 02 de março de 1957 reuniu-se pela primeira vez a comissão organizadora do concurso para decidir como seria esse evento. O baile foi motivo de alvoroço na cidade, realizaram várias reuniões antes do acontecimento. Para as meninas que concorriam ao concurso, essa noite ficaria na história. Contavam com a presença de uma banda e um belo baile. A escolha foi na Sociedade Palestrina e a vencedora foi Suely Câmara.

Ao longo desses 72 anos o sindicato lutou por muitas melhorias para a categoria e continua reivindicando pela valorização dos funcionários das empresas de calçados.