Cleonir Bassani apresenta relatório de atividades na primeira sessão ordinária do ano

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
01/02/2005 - Atendimento à saúde e o controle interno dos processos administrativos são os principais focos de atenção.

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 1º/02, contou com a presença do prefeito interino Cleonir Bassani, que apresentou um extenso relatório sobre suas atividades.

Entre os diversos tópicos abordados, destacou a integração das secretarias e a valorização do servidor público no preenchimento da maioria das vagas do primeiro e segundo escalões, afirmando que há mais motivação e uma dinâmica nunca antes registrada. Para exemplificar esta integração citou o trabalho conjunto entre o gabinete do Prefeito, da Agricultura e do Meio Ambiente no combate ao incêndio em Lomba Grande, fruto da atual estiagem, o que permitiu o imediato atendimento do caso. Foi encaminhado relatório à Defesa Civil do Estado e o prefeito aproveitou para solicitar à comunidade que economize água e que tenha cuidado ao largar pontas de cigarro.

Sobre o carnaval lembrou que, pela primeira vez, em muitos anos, a Câmara Municipal teve condições de votar a verba antes da realização do evento, graças à iniciativa da Prefeitura. Até 2004, em várias ocasiões, foram votadas verbas para festejos que já tinham se realizado, gerando protestos entre os vereadores.

O programa Comida Urgente, encerrado em dezembro, terá continuidade através de convênio estabelecido com o governo federal. A Prefeitura não tinha condições de ceder veículos, equipamentos e colaboradores para a execução do programa e para não interromper o atendimento às famílias transformou os três restaurantes em Centros de Referência em Assistência Social. Será feito um trabalho de resgate social e de recadastramento, agilizado através do trabalho conjunto realizado pelas secretarias de assistência social, educação e setor jurídico.

Anunciou o reaparelhamento do Corpo de Bombeiros e o aumento do repasse, que será duplicado em relação ao ano passado, permitindo o conserto das viaturas. No início de janeiro, das oito viaturas, seis estavam estragadas.

Também revelou que a Prefeitura está iniciando um mutirão na área da saúde pública. O objetivo é atender as pessoas que aguardam exames e atendimento com especialistas. Um novo software a ser implantado organizará o serviço de consultas agendadas.

Para facilitar a vida do contribuinte e descentralizar o atendimento, uma nova farmácia comunitária no Bairro Canudos já está funcionando ao lado do posto de saúde. Vários aspectos negativos foram identificados no atendimento ao cidadão, especialmente aos de baixa-renda, e a realização deste mutirão pretende sanar todos estes problemas.

Na administração, economia é a palavra de ordem, o que tem sido cobrado pelo próprio Cleonir Bassani, que é funcionário de carreira da Prefeitura. A folha de pagamento de janeiro, em comparação com dezembro, foi reduzida em R$ 297 mil, pois não foram contratados agentes políticos. A proposta, que já está sendo executada, é readequar funções, trocar cargos e extinguir algumas dotações de pessoal. Vários ADPs - adicionais de dedicação plena - foram extinguidos, pois verificou-se que os servidores recebiam a ADP sem ter qualificação para isso e em áreas completamente diversas das que atuavam. Bassani definiu o caso como uma deformidade administrativa. Um dos setores mais beneficiados foi justamente o da saúde, onde várias distorções foram eliminadas.

Na área da educação quatro escolas estão sendo recuperadas.

Reafirmou que está à disposição dos vereadores para a prestação de informações e que prosseguirá atendendo a comunidade, especialmente as segundas-feiras, em audiência pública, quando não é preciso marcar hora.