Feevale lança cartilhas sobre resíduos da construção civil

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
15/10/2004 - Publicações são destinadas a engenheiros, arquitetos, empreiteiros, operários e usuários. Evento acontece na próxima terça-feira, às 19 horas, no Campus 2

Com o objetivo de apresentar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil, o Centro Universitário Feevale lança duas cartilhas informativas sobre o assunto.

 

Uma delas é destinada aos engenheiros, arquitetos, empreiteiros, operários, informando sobre o plano de gerenciamento dos resíduos da construção civil e, a outra, aos usuários, para a separação desses resíduos.

 

O evento acontece na próxima terça-feira, às 19 horas, no auditório do prédio Branco (Campus 2).

 

Entre as presenças previstas está a do secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Müller. No lançamento será discutida a lei municipal, sancionada em julho deste ano, que trata sobre o programa de coleta seletiva de resíduos sólidos, urbanos e de resíduos da construção civil.

 

A atividade será uma extensão do projeto de Gestão de Resíduos da Construção Civil, do grupo de pesquisa Tecnologia e Gerenciamento Ambiental. O projeto é feito pelos professores de Arquitetura e Urbanismo, Marlova Piva Kulakowski, de Engenharia Industrial, Ana Garcia e Roberto Harb Naime.

 

Conforme Ana, o lançamento destas cartilhas está ligado ao projeto de viabilidade técnica e econômica para a utilização de agregados reciclados em habitações de interesse social (como pavimentação e meio fio).

 

A professora explica que os resíduos da construção civil como argamassa, concreto, latas de tinta, solventes, devem ser separados para serem armazenados no aterro da Rondônia, em Novo Hamburgo. -Esses resíduos depois poderão ser reaproveitados pelas empresas que utilizam este material-, ressalta.