Resultado da busca

449 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Vereadores propõem auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência
por Luís Francisco Caselani publicado 23/03/2021 última modificação 23/03/2021 17h06 — registrado em: ,
23/03/2021 – A procuradora especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, Tita (PSDB), e o vereador Gustavo Finck (PP) apresentaram projeto de lei na última semana propondo a criação do Auxílio Maria da Penha. O benefício pecuniário seria concedido como forma de custeio de moradia para mulheres que, devido à violência doméstica, precisam deixar seus lares em busca de segurança. O valor mensal do auxílio é estabelecido em R$ 610,10. A proposta será analisada pelas comissões permanentes do Legislativo antes da votação em plenário.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Parlamentares questionam auxílio-saúde para categorias do Judiciário
por Tatiane Souza publicado 22/03/2021 última modificação 24/03/2021 17h53 — registrado em: , , , ,
22/03/2021 – Em dezembro de 2019, o Conselho Nacional de Justiça publicou resolução regulamentando a assistência à saúde suplementar para magistrados e servidores do Poder Judiciário. O benefício pode ser prestado diretamente pelo órgão ou mediante reembolso de valores despendidos com planos privados de saúde. No início de março deste ano, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul optaram pela criação do auxílio-saúde. O valor mensal pode chegar a até R$ 3,5 mil para magistrados, promotores e procuradores no topo da carreira. Nesta segunda-feira, 22, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou moção de repúdio à decisão. O texto elaborado por Raizer Ferreira (PSDB), assinado também por Felipe Kuhn Braun (PP), questiona a criação do auxílio em meio à crise econômica e sanitária pela qual passa o Estado.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores enaltecem trabalho de profissionais no drive-thru de vacinação na Fenac
por Tatiane Souza publicado 22/03/2021 última modificação 23/03/2021 00h07 — registrado em: , , , ,
22/03/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo adotou os pavilhões da Fenac como cenário para a vacinação de seus grupos prioritários contra a Covid-19. O espaço é utilizado para a aplicação das doses no sistema drive-thru desde as primeiras etapas da imunização. A operação mobiliza profissionais de saúde, estudantes da Universidade Feevale e servidores da Guarda Municipal. Como forma de reconhecimento ao trabalho prestado, Gustavo Finck (PP) elaborou moção de aplauso a todos os colaboradores envolvidos no processo de vacinação. O documento, que leva também a assinatura de Felipe Kuhn Braun (PP), foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 22.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara presta homenagem a vítimas de Covid-19 ligadas a funcionários do Legislativo
por Tatiane Souza publicado 22/03/2021 última modificação 23/03/2021 19h07 — registrado em: , , , , , , , , , , , , , ,
22/03/2021 – Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira, 22 de março, oito requerimentos dispondo sobre votos de pesar a famílias enlutadas de Novo Hamburgo. Assinado por todos os parlamentares, a Mesa Diretora do Legislativo, em especial, apresentou o Requerimento nº 203/2021, expressando a dor pelo falecimento de Maria Lúcia Leites da Silva, esposa do servidor da Casa Fabrício da Rosa. Ela faleceu no dia 20 de março, aos 44 anos, vítima de Covid-19. O Rio grande do Sul ainda está em bandeira preta e é pior momento da pandemia em todo o país. São 294 mil mortes no Brasil, 17 mil no estado e 539 vítimas no Município. Os leitos de UTI também estão com mais de 100% de ocupação na maioria das regiões.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão de Direitos Humanos quer propor frentes emergenciais de trabalho para o enfrentamento da crise econômica
por Jaime Freitas publicado 18/03/2021 última modificação 22/03/2021 17h46 — registrado em: , , , ,
18/03/2020 - O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Codir), Enio Brizola (PT), em reunião realizada na última segunda-feira, 15, informou ao colegiado que está preocupado com as pessoas que pararam de receber o auxílio emergencial e com as dificuldades que a assistência social vem enfrentando no país. Entre as propostas apresentadas pelo vereador aos colegas está a formação de frentes emergenciais de trabalho para o enfrentamento à falta de recursos, à crise e ao desemprego dos munícipes.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores pedem reabertura de lojas que respeitarem protocolos contra a Covid-19
por Tatiane Souza publicado 16/03/2021 última modificação 16/03/2021 00h24 — registrado em: , , , , , , , , , , , ,
15/03/2021 – A prorrogação da bandeira preta e a suspensão da cogestão regional levaram ao fechamento do comércio não essencial em todo o Rio Grande do Sul. Devido ao agravamento da pandemia, os estabelecimentos podem operar apenas por atendimento remoto e tele-entrega de produtos. A preocupação com o equilíbrio entre saúde e economia levou um grupo de 13 vereadores de Novo Hamburgo a assinar moção de apelo aos governos municipal e estadual pela reabertura de lojas que respeitarem protocolos desenvolvidos para conter a proliferação da Covid-19. O texto foi aprovado em sessão híbrida nesta segunda-feira, 15, com o voto contrário de Enio Brizola (PT).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala da Procuradoria Especial da Mulher se chamará Glacira Eli Santos da Silva
por Maíra Kiefer publicado 15/03/2021 última modificação 15/03/2021 23h50 — registrado em: ,
15/03/2021 – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) e precursora da Rede Integrada Laço Lilás, Glacira Eli Santos da Silva perdeu a vida no dia 7 de fevereiro deste ano em decorrência de um câncer de ovário e peritônio. Seu legado de lutas pelos direitos das mulheres e vulneráveis foi reconhecido por meio do Projeto de Resolução nº 4/2021, que dá seu nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A proposta, de autoria da vereadora Tita (PSDB), atual procuradora da Mulher, recebeu aprovação unânime em votação final nesta segunda-feira, 15.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala da Procuradoria Especial da Mulher será chamada de Glacira Eli Santos da Silva
por Maíra Kiefer publicado 09/03/2021 última modificação 11/03/2021 15h03 — registrado em: ,
08/03/2021 - Por iniciativa da Procuradora Especial da Mulher, vereadora Tita (PSDB), uma homenagem póstuma será prestada a uma das mais atuantes personalidades da luta pelos direitos da mulher em Novo Hamburgo. O nome de Glacira Eli Santos da Silva batizará o espaço de atendimento da Procuradoria da Mulher no Legislativo. O Projeto de Resolução nº 4 de 2021 foi aprovado por unanimidade nesta segunda, dia 8 de março, data que sinaliza a celebração de conquistas sociais e políticas femininas, além de marcar as diversas lutas que estão por vir.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara enaltece atuação de cinco mulheres de diferentes áreas que são inspiração para a comunidade
por Maíra Kiefer publicado 08/03/2021 última modificação 10/03/2021 15h36 — registrado em: , , , ,
08/03/2021 - Com trajetórias distintas em áreas importantes para a cidade, cinco mulheres que atuam em Novo Hamburgo representam neste dia 8 de março, data que marca as lutas femininas, as mais de 121 mil moradoras do Município. Em 2021, o Legislativo, por meio da Presidência e da Mesa Diretora, prestou uma homenagem diferente devido às restrições que o momento da pandemia exige. Sem as escolhidas no Plenário, em virtude da bandeira preta que impossibilita atividades no Parlamento, as entregas dos certificados Mulher Inspiração foram registradas em vídeo elaborado pela TV Câmara NH e exibidas durante a sessão plenária híbrida, com seis parlamentares na Casa Legislativa e os demais oito de forma remota. As agraciadas foram Joice Lamb, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Adolfina Diefenthäler; Andrea Kehrwald, diretora da Comoto Honda; Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo; Tânia Terezinha da Silva, diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH); e Raquel Peixoto, delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala das Margaridas torna-se realidade no Dia da Mulher
por Maíra Kiefer publicado 08/03/2021 última modificação 12/03/2021 15h07 — registrado em: , ,
08/03/2021 – Uma data emblemática para a luta feminina por respeito e direitos iguais foi escolhida pela Polícia Civil para iniciar o funcionamento de nove Salas das Margaridas em todo o Estado. A inauguração realizada de modo virtual nesta segunda-feira, dia 8, às 14h, abrangeu o espaço de acolhimento em Novo Hamburgo, no qual as vítimas poderão buscar atendimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), e outros quatro também na Região Metropolitana (São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Alvorada). As demais cidades são Rio Grande, Santana do Livramento, Parobé e Marau. De modo remoto, o ato oficial reuniu 90 participantes. Em número expressivo, fez-se presente na solenidade a Rede Integrada Laço Lilás, que reúne as entidades hamburguenses que promovem atendimento e amparo às cidadãs da cidade e região. O grupo há cerca de um ano dedica-se a viabilizar esse momento tão esperado, por meio de trabalho voluntário e arrecadação de doações para pintura, móveis, brinquedos e equipamento.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias