Câmara enaltece atuação de cinco mulheres de diferentes áreas que são inspiração para a comunidade

por Maíra Kiefer última modificação 10/03/2021 15h36
08/03/2021 - Com trajetórias distintas em áreas importantes para a cidade, cinco mulheres que atuam em Novo Hamburgo representam neste dia 8 de março, data que marca as lutas femininas, as mais de 121 mil moradoras do Município. Em 2021, o Legislativo, por meio da Presidência e da Mesa Diretora, prestou uma homenagem diferente devido às restrições que o momento da pandemia exige. Sem as escolhidas no Plenário, em virtude da bandeira preta que impossibilita atividades no Parlamento, as entregas dos certificados Mulher Inspiração foram registradas em vídeo elaborado pela TV Câmara NH e exibidas durante a sessão plenária híbrida, com seis parlamentares na Casa Legislativa e os demais oito de forma remota. As agraciadas foram Joice Lamb, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Adolfina Diefenthäler; Andrea Kehrwald, diretora da Comoto Honda; Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo; Tânia Terezinha da Silva, diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH); e Raquel Peixoto, delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Câmara enaltece atuação de cinco mulheres de diferentes áreas que são inspiração para a comunidade

Foto: Comunicação/CMNH

Conforme o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), elas são exemplos a serem seguidos nas áreas de educação, empreendedorismo, gestão pública, saúde e segurança por inspirarem outras cidadãs, o parlamento e a comunidade em geral. “Agradeço pela participação e disponibilidade de todas. Obrigado por terem compartilhado conosco suas histórias e por encorajarem outras mulheres a não desistirem de seus objetivos”, destacou Raizer.

Em seu pronunciamento, o chefe do Legislativo destacou que o Dia da Mulher foi oficializado há 46 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas que são necessários inúmeros avanços. “Temos muito que melhorar como sociedade ainda”, considerou o parlamentar. Ele explicou que desde o começo de sua gestão à frente da Câmara colocou-se à disposição para apoiar e auxiliar a Procuradoria Especial da Mulher e a Rede Integrada Laço Lilás na luta por mais garantias e conquistas às cidadãs. Ele pontuou também que elas têm direito à vida, à saúde e à integridade física. Na sua fala, enalteceu os múltiplos papéis assumidos pelas mulheres, inclusive por suas colegas de Parlamento: Tita (PSDB) e Lourdes Valim (Republicanos), citando também o grupo de servidoras da Casa. 

Após a exibição do vídeo (confira a sessão na íntegra), os parlamentares exaltaram as escolhidas e mencionaram exemplos de seu universo familiar como guerreiras que merecem ser lembradas todos os dias, não somente em uma ocasião. 

Procuradora Especial da Mulher e 2ª secretária da Mesa Diretora, a vereadora Tita (PSDB) se pronunciou sobre a data: “hoje é um dia para celebrar e os outros 364 são para respeitar”. Em sua fala, fez referência à colega de parlamento, Lourdes, e à prefeita Fátima Daudt, destacando a força e determinação feminina. Ela explicou também a importância da união de esforços das mulheres que compõem a Rede Laço Lilás, que atua no Município desde 2017 e que congrega entidades que atendem vítimas de violência de gênero. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e, neste momento de pandemia, de modo virtual, sob a organização da servidora Carolyne Andersson da Procuradoria da Mulher, o grupo teve parte de seus esforços recompensada nesta segunda com a inauguração da Sala das Margaridas. A parlamentar informou que esse projeto especial, além de mobilizar as voluntárias, é resultado do envolvimento direto do Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

“Em tempos de pandemia e isolamento social, os casos de violência vêm aumentando, mas não podemos parar. O nosso trabalho está sendo adaptado para atender a necessidade de todas da melhor maneira possível”, fazendo alusão ao WhatsApp da Rede (3594 0560) e à conta do Instagram (@rede_lilas) através dos quais as mulheres podem buscar auxílio.

A procuradora fez menção ainda à Glacira Eli dos Santos da Silva, integrante da Rede que faleceu no mês de fevereiro e que dará nome ao espaço da Procuradoria no Parlamento, a partir da aprovação do Projeto de Resolução nº 4/2021, de sua autoria. Ao término de sua fala, exibiu um vídeo com um poema de Bráulio Bessa que ilustrava o papel da mulher, sua força e capacidade de assumir múltiplos papéis. 

Vice-presidente da Câmara, o vereador Gerson Peteffi (MDB) mencionou a atuação da prefeita, da diretora da FSNH e de uma série de profissionais - técnicas de enfermagem, enfermeiras, médicas e professoras -, como exemplos de dedicação e desvelo com o próximo. Entre as servidoras da educação, lembrou de sua professora da 2ª série, Agnes Wittmann de Farias, que teve a chance de encontrar há algum tempo. “Temos uma dívida de gratidão eterna”, finalizou o parlamentar.

O vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB) frisou que o ideal era que essa data não fosse necessária. “Que houvesse respeito e reconhecimento todos os dias e todas as horas", citando fala da delegada Raquel no vídeo exibido. Vejo aqui na frente de casa diariamente as mulheres passando cedo, indo para o trabalho, essas guerreiras que mantêm a casa, a sua família e, porque não dizer, a economia de uma cidade", afirmou. Acrescentou ainda a relação de amizade que tinha com Glacira, mencionada por Tita, e a professora Eliane Borges, falecida há cerca de dois anos.  

Em seu pronunciamento, Felipe Kuhn Braun (PP) comentou que a Procuradoria Especial da Mulher foi proposta em 2017, sendo colocada em funcionamento no ano seguinte, durante o período que esteve à frente da Presidência da Casa. Na sequência, ele elogiou o trabalho de condução do órgão pela colega Tita e lamentou que haja ainda tantos casos de violência de gênero.

Além de saudar as colegas de Parlamento e a prefeita, o vereador Enio Brizola (PT) destacou a relevância de uma série de profissionais, tais como sapateiras, comerciárias, metalúrgicas, responsáveis por ajudar a construir a riqueza da cidade. “É importante reafirmar que nessa Câmara há uma história de lutas, uma história de militância em defesa dos direitos das mulheres”, apontando a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres como um marco na Casa. Ele acrescentou que todos os dias devem ser de luta pelas causas femininas. “Os números de ocorrências que temos já nesses primeiros três meses do ano são assustadores, de estupro, de feminicídio, de violência de todas as formas”, pontou.

O vereador Fernando Lourenço (PDT) fez referência às inúmeras mães que morreram em decorrência da pandemia, deixando órfãos. Ele reforçou a necessidade de cuidados para que mais vidas não se percam. O parlamentar dedicou ainda a data a todas as mulheres que passam por dificuldades para trazer o sustento para dentro de casa, agravadas nesse momento devido ao coronavírus.

Ito Luciano (PTB) fez uma saudação especial à diretora-presidente da FSNH, Tânia da Silva, por sua trajetória política em Dois Irmãos, como prefeita e parlamentar, sempre prezando pela humildade e simplicidade. O parlamentar agradeceu às servidoras do gabinete e às mulheres que fazem parte de sua família.O protagonismo das mulheres no Brasil e em Novo Hamburgo, com a prefeita reeleita, foi apontado pelo vereador Darlan Oliveira (PDT) como sinal do começo do reconhecimento do papel feminino em uma espera como a política. No âmbito pessoal, o parlamentar citou sua avó Almerinda da Rosa de Oliveira, líder comunitária, por deixar um legado de luta, sendo inclusive nome de uma rua na cidade.

Assim como o parlamentar Darlan, a vereadora Lourdes Valim contou aos presentes à sessão que sua vó foi sua inspiração, e que busca passar o legado de aprendizado para sua filha e neta. “Ser mulher e mãe é um dom divino”, afirmou. Ela leu um trecho de um texto que destacava a importância de se valorizar cada mulher e de se buscar na prática a igualdade de direitos. 

O vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB) enalteceu as homenageadas pelo Parlamento, destacando-as nominalmente, trazendo também o nome de Itajanara Berlitz, conhecida como Ita, diretora administrativa financeira da FSNH, como inspiração e motivo de admiração pela comunidade.

 Calendário Mês da Mulher

A deferência a cinco mulheres de destaque em Novo Hamburgo integra uma série de programações previstas para março, elaboradas em parceria entre o Legislativo, Procuradoria Especial da Mulher e Rede Integrada Laço Lilás. Entre uma das principais ações, estava a inauguração da Sala das Margaridas, espaço especial dedicado ao acolhimento de vítimas de violência na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), ocorrida na tarde desta segunda, de forma remota.

Inicialmente, estavam previstas atividades presenciais, como rodas de conversa na área de geração de emprego e renda, que tiveram de ser canceladas em função da nova classificação da região para bandeira preta, conforme o modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo governo estadual. 

Na segunda quinzena, a delegada Raquel e seus agentes devem realizar live sobre defesa pessoal e dicas de segurança voltadas ao público feminino, com exibição programada para o dia 16, às 19h na TV Câmara de NH. A intenção é ensinar técnicas para as mulheres conseguirem se proteger de situações de violência e abusos. Ainda como parte das atividades ligadas à Polícia Civil, o início do funcionamento da Sala das Margaridas deve ocorrer no mês de março.

Promovida pelo Judiciário, está prevista também ao término do mês uma sessão de constelação, método de recuperação de vítimas e agressores adotado pela Justiça Restaurativa. A apresentação de projeto de resolução que denomina Glacira Eli dos Santos a Sala da Procuradoria Especial da Mulher, por proposição da vereadora Tita, também era uma das ações para o período. A matéria entrou em regime de urgência nesta segunda e foi aprovada por unanimidade. 

Veja a galeria de fotos das homenageadas:

Mulher Inspiração