Vereadores enaltecem trabalho de profissionais no drive-thru de vacinação na Fenac

por Tatiane Souza última modificação 23/03/2021 00h07
22/03/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo adotou os pavilhões da Fenac como cenário para a vacinação de seus grupos prioritários contra a Covid-19. O espaço é utilizado para a aplicação das doses no sistema drive-thru desde as primeiras etapas da imunização. A operação mobiliza profissionais de saúde, estudantes da Universidade Feevale e servidores da Guarda Municipal. Como forma de reconhecimento ao trabalho prestado, Gustavo Finck (PP) elaborou moção de aplauso a todos os colaboradores envolvidos no processo de vacinação. O documento, que leva também a assinatura de Felipe Kuhn Braun (PP), foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 22.
Vereadores enaltecem trabalho de profissionais no drive-thru de vacinação na Fenac

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Semilda Tita e Ricardo Ritter – Ica, ambos do PSDB, pediram para assinar a moção junto aos colegas. 

O texto destaca a cordialidade dos funcionários na aplicação das vacinas e nas orientações prévias e posteriores à imunização. “As mudanças realizadas nos protocolos de organização diminuíram o tempo de espera nas filas. É importante aplaudir e motivar esses profissionais”, salientam os autores.  

Felipe destacou o esforço dos guardas municipais, profissionais da saúde e não somente servidores, mas também os acadêmicos da Universidade Feevale. “Toda vez que eu vejo um professor ou professora da Instituição em estudos e programas de televisão, percebo o papel cientifico, acadêmico e social importante que têm para a cidade e a região. Enche de alegria quando vemos o trabalho e o empenho da Feevale e das pessoas que fazem parte dela. Um trabalho que é custoso, não é fácil, especialmente àqueles que estão na linha de frente. Nosso aplauso a todos”, reconheceu o parlamentar. 

Ica elogiou o trabalho realizado no drive-thru e elogiou o a atuação e a organização do Executivo. Ele, que já levou quatro familiares para a vacinação, alertou que o horário após o meio-dia é sempre mais tranquilo. Hoje não fiz nenhum requerimento de voto de pesar, mas, infelizmente, teria umas quatro pessoas para lamentar a morte em decorrência deste vírus”, alertou o vereador. 

Considerando uma manifestação justa às pessoas que estão se doando sem nenhum vale ou plus financeiro além de seus salários, o vereador Gerson Peteffi (MDB) elogiou o texto da moção. “São pessoas que estão se doando. Novo Hamburgo está cada vez mais inteirada na tentativa de solucionar esta pandemia. Eu sei que cansa e é chato ficar parado dentro do carro esperando pela vacinação, mas ela é de extrema importância”, enfatizou o parlamentar, que também é médico. Peteffi também destacou a importância da liberação da vacina para os atendentes de clínicas médicas. “Eles lidam diariamente com a população”, afirmou. Por fim, o vereador lembrou a data e horário da vacinação (terça-feira, 23, das 9h às 16h, na Fenac, voltada para recepcionistas, serviços gerais, higienizadores, seguranças e motoristas que atuam em clínicas e consultórios médicos, laboratórios, farmácias e drogarias).

Cópias da Moção nº 17/2021 serão encaminhadas por e-mail à Secretaria Municipal de Saúde, à Universidade Feevale e ao comando da Guarda Municipal.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.