Sala da Procuradoria Especial da Mulher se chamará Glacira Eli Santos da Silva

por Maíra Kiefer última modificação 15/03/2021 23h50
15/03/2021 – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) e precursora da Rede Integrada Laço Lilás, Glacira Eli Santos da Silva perdeu a vida no dia 7 de fevereiro deste ano em decorrência de um câncer de ovário e peritônio. Seu legado de lutas pelos direitos das mulheres e vulneráveis foi reconhecido por meio do Projeto de Resolução nº 4/2021, que dá seu nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A proposta, de autoria da vereadora Tita (PSDB), atual procuradora da Mulher, recebeu aprovação unânime em votação final nesta segunda-feira, 15.
Sala da Procuradoria Especial da Mulher se chamará Glacira Eli Santos da Silva

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

De acordo com o PR nº 4/2021, deverá ser afixado no espaço de atendimento às vítimas, localizado no andar térreo do Parlamento, um quadro com o texto da resolução. "Ficaremos com o seu sorriso e com a lembrança da sua determinação em tornar a luta pelos direitos das mulheres e dos idosos uma bandeira de toda a sociedade", afirmou a parlamentar na justificativa da proposta.

O vereador Ricardo Ritter – Ica (PDT) disse que é momento de louvar o nome de Glacira e destacou que onde ela está, com certeza, está feliz em ver o seu nome lembrado pela luta das mulheres de Novo Hamburgo. “Eu também sou eternamente grato a minha amiga Glacira”, disse. 

Tita agradeceu a todos os vereadores que votaram a favor do projeto. “Uma pessoa que tanto lutou, até no final da vida, sempre colaborou, deu ideias. Eu conheço a Glacira há anos e sempre fui muito grata ao trabalho, ajuda e participação dela a todos os temas que envolviam mulheres e família”, falou. A parlamentar sempre fez questão de destacar também em vida o quanto a homenageada era especial. 

Felipe Kuhn Braum (PP) parabenizou a proposição que deu o nome de Glacira ao espaço que abriga a Procuradoria Especial da Mulher. “Ela esteve presente na inauguração, sempre com olhar crítico e colaborativo, procurando uma vida melhor para as mulheres. "Foi uma guerreira em todas as lutas com as quais comprometeu”, destacou. 

Darlan Oliveira (PDT) destacou que teve oportunidade de conhecer o trabalho de Glacira e acompanhar suas lutas. “Sempre foi uma ativista muito presente, deixando um legado em vida e essa marca na comunidade”, falou.

Natural de Ijuí, Glacira nasceu em 16 de junho de 1952. Em 1990, mudou-se com a família para Novo Hamburgo. Formada em Gestão de Recursos Humanos, prestou concurso público e atuou como secretária de escola. Com o passar dos anos, engajou-se na política. Trabalhou por um período como diretora de Recursos Humanos da Prefeitura, na Secretaria de Esporte e Lazer e à frente das presidências do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e, por último, do Conselho do Idoso. Quando foi criada a Rede Integrada Laço Lilás, em 2017, Glacira começou a participar ativamente dos encontros realizados na Câmara e das atividades propostas para divulgar o combate à violência de gênero.

Viúva, Glacira deixou três filhos – Caroline, Vander e Anderson –  e quatro netos. “Ela adorava trabalhar pelas causas sociais, principalmente em benefício à mulher e ao idoso. Amava cantar no Coral, fazer o bem e não media esforços para batalhar por justiça. Adorava cuidar da família, principalmente dos netos; era uma mãe exemplar e uma avó sem igual, sempre querendo ajudar e agradar a todos”, revelou a primogênita.

O que é um projeto de resolução?

Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.

Glacira Eli Santos da Silva