Resultado da busca

448 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência
por Maíra Kiefer publicado 02/06/2020 última modificação 03/06/2020 04h11 — registrado em: ,
02/06/2020 - Dois pleitos antigos das mulheres da Região do Vale do Sinos começam a se concretizar: a Sala das Margaridas e a casa de proteção para atender as vítimas de violência e seus filhos, quando necessário. Nesta terça-feira, 2, a procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), comemorou a assinatura do termo de colaboração de parceria entre o Município e a Organização da Sociedade Civil La Salle para acolhimento institucional na modalidade de abrigo. O edital havia sido publicado no final de fevereiro. “Tínhamos esse objetivo e lutamos para garantir os nossos direitos e isso resultará em frutos para as próximas gerações”, afirmou a parlamentar, lembrando que é uma batalha de muitas entidades, coletivos e de todos que reconhecem o papel feminino.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher elabora fluxograma da Rede Integrada Laço Lilás que poderá nortear decreto
por Maíra Kiefer publicado 20/06/2022 última modificação 20/06/2022 21h18 — registrado em: ,
20/06/2022 – Preocupada em permitir um atendimento acolhedor e ágil às cidadãs que sofrem violência doméstica, a Procuradoria Especial da Mulher promoveu reunião na semana passada para formatar um fluxograma sobre a Rede Integrada Laço Lilás. O intuito é disponibilizar uma cartilha para tornar acessíveis dados sobre as entidades, serviços e ferramentas existentes para interromper o ciclo de agressões e intimidação. As informações já estão sendo tabuladas por Carolyne Andersson, servidora concursada que atua no órgão do Legislativo. A procuradora especial Semilda – Tita (PSDB) salientou na quarta, 15, que é importante os integrantes do grupo terem acesso à situação de cada atendimento – se foi realizado com sucesso ou está pendente – para que a vítima tenha a atenção necessária sem perder tempo e se expor a riscos. Também esteve na pauta do encontro a criação e definição de competências da patrulha da Guarda Municipal, lei sancionada recentemente a partir de projeto elaborado pelo vereador Cristiano Coller, e a programação do evento Agosto Lilás.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher promove roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 27/07/2022 20h28 — registrado em: ,
27/07/2022 – Na última semana, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei que institui no município o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero. Antes mesmo da sanção da matéria, a Procuradoria Especial da Mulher, encabeçada pela autora do projeto, a vereadora Tita (PSDB), já planeja as primeiras atividades sob o guarda-chuva da campanha. Na próxima terça-feira, 2, a partir das 14h, o Plenarinho da Câmara recebe a roda de conversa Reflexo da Lei Maria da Penha na Família. A atividade é aberta ao público e terá a participação da palestrante e ativista Barbara Penna, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher realiza nesta sexta evento sobre o combate ao abuso e exploração sexual
por Tatiane Souza publicado 19/05/2022 última modificação 19/05/2022 18h22 — registrado em: ,
19/05/2022 – Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense, em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), promove a palestra "Educar é combater: como enfrentar a violência sexual infantil". O evento faz parte da campanha Maio Laranja. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 20, às 9h, no Plenarinho da Câmara, e terá como palestrante a deputada estadual Franciane Bayer.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher reforça orientações de ajuda a vítimas em atividades no Município
por Maíra Kiefer publicado 22/10/2021 última modificação 22/10/2021 18h14 — registrado em: , , ,
22/10/2021 – Neste mês, a Procuradoria Especial da Mulher e a Rede Integrada Laço Lilás intensificaram as ações de conscientização sobre os caminhos de auxílio para as vítimas de agressões, de assédio e de condutas que provoquem danos emocionais e diminuição da autoestima. O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro, é um alerta para esses tipos de situação. A preocupação com dados que indicam uma redução das denúncias no período da pandemia somada à flexibilização dos protocolos de atividades com público, autorizada pelo governo estadual, levaram as voluntárias e órgãos competentes às ruas para orientar a comunidade sobre as possibilidades de socorro.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher representa Câmara no Conselho Municipal de Entorpecentes
por Daniele Silva publicado 26/04/2022 última modificação 26/04/2022 17h06 — registrado em: ,
26/04/2022 – Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado, de janeiro a março deste ano, foram realizadas em Novo Hamburgo quase 170 apreensões por posse e tráfico de drogas. A elaboração de políticas públicas para combate e prevenção ao uso de substâncias lícitas e ilícitas está entre as principais atribuições do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Com objetivo de capacitar seus integrantes, o colegiado promoveu uma série de encontros no mês de abril, que contaram com a participação das representantes do Poder Legislativo, a servidora Carolyne Anderson e a vereadora Semilda dos Santos – Tita, ambas da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, respectivamente conselheiras titular e suplente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria Especial da Mulher será conduzida pela vereadora Tita
por Maíra Kiefer publicado 28/05/2019 última modificação 12/08/2019 19h32 — registrado em: , ,
28/05/2019 – Em mais de um ano de atendimentos, a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo, inaugurada em março de 2018, buscou incitar debates, promover reflexões e pôr em prática ações que ajudassem a reduzir os casos de agressão e abuso contra milhares de vítimas todos os dias. Nessa nova gestão, que ficará a cargo da vereadora Tita (PP), novas estratégias serão adotadas, além de ser dado prosseguimento ao trabalho da vereadora Patricia Beck (PPS), primeira procuradora especial da Mulher. A mudança foi anunciada oficialmente em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, realizada no Plenarinho.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria Especial da Mulher fará prestação de contas no dia 28
por Maíra Kiefer publicado 24/05/2019 última modificação 28/05/2019 13h07 — registrado em: , , , ,
24/05/2019 - Passado um ano e dois meses de sua inauguração, a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo fará um balanço das atividades desenvolvidas até o momento. Durante a prestação de contas, será realizada oficialmente a transferência do posto de Procuradora Especial, de Patricia Beck (PPS) para Tita (PP). A coletiva de imprensa ocorrerá no Plenarinho da Casa Legislativa no dia 28 de maio (terça-feira), às 13h30min.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Proerd já formou quase 30 mil alunos em Novo Hamburgo
por Luís Francisco Caselani publicado 26/07/2023 última modificação 28/07/2023 16h27 — registrado em:
26/07/2023 – Inspirado em modelo criado nos Estados Unidos, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) chegou ao Rio Grande do Sul em 1998, quando os primeiros instrutores da Brigada Militar formaram duas turmas em Porto Alegre. Desde então, a iniciativa se expandiu. Presente em Novo Hamburgo há 23 anos, o Proerd contabiliza quase 30 mil alunos formados apenas no município. Nesta quarta-feira, 26, o sucesso do programa foi trazido à pauta na Câmara por iniciativa da vereadora Tita (PSDB).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Professora vítima da Covid dará nome à rua da escola onde trabalhou por 11 anos
por Luís Francisco Caselani publicado 12/12/2022 última modificação 12/12/2022 23h16 — registrado em: ,
12/12/2022 – Falecida em março do ano passado em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, a professora Cláudia Josimary de Oliveira deve ter seu nome eternizado na rua onde trabalhou nos últimos 11 anos de sua vida. Atualmente numerada como rua 4, a via localizada no loteamento Vila Alcântara, popularmente conhecido como Marisol, no bairro Canudos, sedia a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst. A proposta, sugerida pela própria comunidade escolar e oficializada pelos vereadores Raizer Ferreira e Tita (ambos do PSDB), foi aprovada por unanimidade pela Câmara em votação final na noite desta segunda-feira, 12. O texto será agora analisado pelo Poder Executivo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias