Procuradoria da Mulher representa Câmara no Conselho Municipal de Entorpecentes

por Daniele Silva última modificação 26/04/2022 17h06
26/04/2022 – Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado, de janeiro a março deste ano, foram realizadas em Novo Hamburgo quase 170 apreensões por posse e tráfico de drogas. A elaboração de políticas públicas para combate e prevenção ao uso de substâncias lícitas e ilícitas está entre as principais atribuições do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Com objetivo de capacitar seus integrantes, o colegiado promoveu uma série de encontros no mês de abril, que contaram com a participação das representantes do Poder Legislativo, a servidora Carolyne Anderson e a vereadora Semilda dos Santos – Tita, ambas da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, respectivamente conselheiras titular e suplente.
Procuradoria da Mulher representa Câmara no Conselho Municipal de Entorpecentes

Foto: Daniele Souza/CMNH

O evento ocorreu nos dias 11, 18 e 25 de abril, quando foram debatidas ações nos níveis municipal, estadual e federal. A presidente do Comen, Rosângela Scurssel, explicou que houve uma renovação na entidade hamburguense. “Resolvemos fazer essa capacitação porque tem muitos conselheiros novos, que não sabem como atuar nesse que é um dos conselhos mais antigos do Estado.” Em dezembro, o Comen NH completará 35 anos de atuação. A psicóloga ressaltou a importância da interlocução nas três esferas de governo. Lembrou também que o município precisa promover ações integradas no combate e prevenção ao uso de drogas, além de possuir dados referentes à temática. Sobre a pandemia, lamentou o aumento do consumo de substâncias, inclusive medicamentos, e maior incidência de doenças psíquicas, como a depressão.

Para a vereadora Tita, a participação da Câmara no Comen é fundamental. “Somos 14 vereadores representando uma comunidade que está doente, porque a drogadição é uma doença. Temos que dizer às pessoas que o problema é de toda a sociedade, não só das famílias diretamente afetadas.” A parlamentar ressaltou ainda que o uso excessivo de álcool e drogas está diretamente ligado aos casos de violência doméstica e de gênero.

A atividade teve também a participação de representantes de outros municípios e de integrantes de órgãos de apoio. Além do papel ostensivo, a Brigada Militar tem programas especializados que visam diminuir a incidência ao uso de drogas e de atos violentos para resolver conflitos. “É sempre mais doloroso trabalhar depois que acontece uma tragédia ou um problema mais sério de saúde ou criminal”, frisou o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, apontando a atuação comunitária da instituição. “O Proerd desempenha um papel importante em várias escolas. Este ano, a gente almeja atingir mais de duas mil crianças, para que elas tenham essa mensagem de não envolvimento com as drogas. A questão do tráfico é sempre uma preocupação da Brigada e da Polícia Civil. Combater não só os grandes, mas também os pequenos traficantes, que acabam dando capilaridade para esse fluxo de drogas no município, é um trabalho constante das forças de segurança.”

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atua com três currículos distintos, destinados a estudantes das séries iniciais, com informações básicas de segurança, e a adolescentes de quintos e sétimos anos. Responsável pelo Proerd em Novo Hamburgo, o soldado Talisson Araújo informou que com os mais velhos são discutidos temas como bullying e prevenção às drogas de forma didática e divertida, mas com responsabilidade.