Procuradoria da Mulher realiza nesta sexta evento sobre o combate ao abuso e exploração sexual

por Tatiane Souza última modificação 19/05/2022 18h22
19/05/2022 – Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense, em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), promove a palestra "Educar é combater: como enfrentar a violência sexual infantil". O evento faz parte da campanha Maio Laranja. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 20, às 9h, no Plenarinho da Câmara, e terá como palestrante a deputada estadual Franciane Bayer.

A procuradora Semilda dos Santos – Tita (PSDB) ressalta a importância de as pessoas cultivarem a prática da denúncia, por meio do Disque 100, e destaca que o abuso de menores não acontece somente com os menos favorecidos economicamente. "Sabemos que as crianças têm a boca tapada de diversas formas e que muita gente ainda mantém essa cultura de não se meter, mas precisamos, sim, do envolvimento de toda a comunidade, porque estaremos ajudando uma criança ou adolescente. Quando desconfiar de alguma atitude, fique atento. Criança é espontânea, e conseguimos perceber rapidamente que tem algo de errado, porque ela se fecha. As pessoas têm de observar por que ela não está bem, o que está acontecendo, se voltou a fazer xixi na cama, se não quer conversar com ninguém, se está indo mal nos estudos", alertou. A parlamentar também lembrou a importância de a escola prestar atenção aos sinais dados pelas crianças e apontou que os meninos também são alvos de abuso e exploração sexual.

Saiba mais:

O dia 18 de maio foi escolhido como símbolo desta luta no ano 2000. A data faz alusão ao Caso Araceli, um crime hediondo ocorrido em 1973, quando uma menina de apenas 8 anos foi violentada e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Serviço:

- Palestrante: Deputada estadual Franciane Bayer

- Quando: Sexta-feira, 20, às 9h

- Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (rua Almirante Barroso, 261 – Centro)