Procuradoria da Mulher promove roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/07/2022 20h28
27/07/2022 – Na última semana, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei que institui no município o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero. Antes mesmo da sanção da matéria, a Procuradoria Especial da Mulher, encabeçada pela autora do projeto, a vereadora Tita (PSDB), já planeja as primeiras atividades sob o guarda-chuva da campanha. Na próxima terça-feira, 2, a partir das 14h, o Plenarinho da Câmara recebe a roda de conversa Reflexo da Lei Maria da Penha na Família. A atividade é aberta ao público e terá a participação da palestrante e ativista Barbara Penna, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.

O caso envolvendo Barbara ocorreu em novembro de 2013 na cidade de Porto Alegre. Ela foi espancada pelo ex-parceiro, teve o corpo incendiado, foi jogada do terceiro andar e perdeu os dois filhos, vitimados pelo fogo e fumaça que se alastraram pelo apartamento do casal.

A roda de conversa contará ainda com a presença da promotora de justiça Carla Frós, do jornalista Robson da Silveira, integrante do Instituto Barbara Penna, do movimento HeForShe e comendador da campanha Laço Branco, e de representantes da Patrulha Maria da Penha. O evento terá a mediação da defensora pública da vara da Infância e Juventude em Novo Hamburgo, Deisi Sartori, e da delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no município.

Domingo por Elas

A programação do Agosto Lilás segue ao longo do mês com outras atividades. Para o dia 21, está prevista a quinta edição do Domingo por Elas. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás, alia atendimentos gratuitos voltados à comunidade a orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência doméstica. Em formato itinerante, a nova edição do projeto visitará pela primeira vez o bairro Canudos. A ação ocorrerá das 14h às 17h na rua Rio Grande do Sul, no trecho entre as ruas Odon Cavalcanti e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 28.