Resultado da busca

320 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Palestra sobre autoestima encerra programação do mês da Mulher proposta pela Procuradoria Especial
por Tatiane Souza publicado 31/03/2022 última modificação 31/03/2022 19h39 — registrado em: ,
31/03/2022 – A Procuradoria Especial da Mulher completou quatro anos de atuação em 22 de março. Para celebrar a data e também o mês da mulher, o órgão, conduzido pela vereadora Semilda dos Santos – Tita (PSDB), realizou diversas atividades. Na terça-feira, 29, a psicóloga Aline de Negri fez uma palestra sobre os desafios da vida moderna – autoconhecimento e autoestima feminina. Fizeram parte da programação uma exposição no hall do Legislativo, intitulada Mulheres em Retrato; a prestação de contas da Procuradoria, exercício financeiro 2021/2022; e um café especial no dia do aniversário, com representantes da Rede Lilás.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Substitutivo propõe que faturas da Comusa estimulem denúncias de violência doméstica
por Luís Francisco Caselani publicado 22/04/2022 última modificação 22/04/2022 15h24 — registrado em:
22/04/2022 – A vereadora Tita (PSDB) reapresentou este mês projeto de lei que obriga a Comusa a divulgar em suas contas de água os números de telefone destinados ao atendimento, suporte e orientação a mulheres submetidas a situações de violência e privação de direitos. O texto original, que incluía também faturas de outras concessionárias de serviços públicos, passou por adequações sugeridas pela Procuradoria-Geral da Câmara. O agora Substitutivo nº 2/2022 aguarda novo parecer do corpo jurídico antes da análise das comissões permanentes.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão especial se unirá a entidades para buscar solução para migração de tratamentos oncológicos pelo SUS
por Maíra Kiefer publicado 26/04/2022 última modificação 26/04/2022 14h23 — registrado em: , , , , , , , , , , , , , , ,
25/04/2022 – A iminência do fim do atendimento oncológico no Hospital Regina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem mobilizado vereadores, comunidade e entidades que auxiliam pacientes nessa área. O prazo da migração completa se encerra agora no final de maio, e ficará a cargo do Hospital Bom Jesus de Taquara, a atenção a esses doentes, oriundos de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Campo Bom, Estância Velha e Ivoti. Com isso, 943 pacientes precisarão ser direcionados para a nova localidade. Nesta segunda, 25, teve início o transporte dos primeiros cidadãos em tratamento até Taquara, realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. No caso das demais cidades, já havia iniciado a transição no final de 2021. Embora já tenha sido noticiado o descredenciamento da instituição de saúde hamburguense, possibilidades para melhorar a situação das pessoas atingidas pelas mudanças e formas para buscar reverter a conjuntura estão no escopo da comissão especial parlamentar para acompanhar o caso, criada no último dia 18.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher representa Câmara no Conselho Municipal de Entorpecentes
por Daniele Silva publicado 26/04/2022 última modificação 26/04/2022 17h06 — registrado em: ,
26/04/2022 – Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado, de janeiro a março deste ano, foram realizadas em Novo Hamburgo quase 170 apreensões por posse e tráfico de drogas. A elaboração de políticas públicas para combate e prevenção ao uso de substâncias lícitas e ilícitas está entre as principais atribuições do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). Com objetivo de capacitar seus integrantes, o colegiado promoveu uma série de encontros no mês de abril, que contaram com a participação das representantes do Poder Legislativo, a servidora Carolyne Anderson e a vereadora Semilda dos Santos – Tita, ambas da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, respectivamente conselheiras titular e suplente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem ao centenário do Grupo Krause
por Tatiane Souza publicado 27/04/2022 última modificação 28/04/2022 00h16 — registrado em: , , , ,
27/04/2022 – Uma das marcas mais tradicionais da região, o Grupo Krause, conhecido por seus serviços funerários, completou 100 anos de história no último dia 30. Para marcar o centenário do empreendimento, a Câmara de Novo Hamburgo organizou uma homenagem durante a sessão plenária desta quarta-feira, 27. A comemoração foi proposta pelos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Tita (PSDB).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Moção pede que investimento estadual em rodovias federais seja redirecionado para a saúde
por Luís Francisco Caselani publicado 02/05/2022 última modificação 03/05/2022 00h59 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
02/05/2022 – O Governo do Estado entregou à Assembleia Legislativa em março projeto de lei que autoriza a liberação de R$ 495,1 milhões em recursos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a execução de obras em rodovias federais. Insatisfeito com a destinação da verba, o vereador Enio Brizola (PT) elaborou moção pedindo o redirecionamento do valor para a realização de cirurgias eletivas, tratamentos oncológicos e exames de média e alta complexidade. O documento foi discutido pela Câmara na noite desta segunda-feira, 2, e aprovado por unanimidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Domingo por Elas levará informações e serviços ao Kephas no próximo dia 15
por Maíra Kiefer publicado 10/05/2022 última modificação 12/05/2022 18h21 — registrado em: ,
10/05//2022 – Para interromper o ciclo de violência doméstica, é necessário bem mais que coragem. Informações detalhadas sobre a rede de apoio e as possibilidades legais de proteção e cuidado são indispensáveis para as mulheres conseguirem dar o primeiro passo. Neste domingo, 15, as moradoras do bairro Diehl terão acesso a essas orientações e a outros serviços. A 4ª edição do projeto Domingo por Elas ocorrerá na Base de Ação Comunitária Integrada Kephas (BACI), localizada na rua Arthur Momberger, nº 1072, das 14h às 17h. Durante o evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Rede Integrada Laço Lilás, serão proporcionados atendimentos gratuitos voltados à comunidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Governador garante decisão final sobre a oncologia em Novo Hamburgo dentro de dez dias
por Tatiane Souza publicado 16/05/2022 última modificação 16/05/2022 19h14 — registrado em: , , , ,
16/05/2022 – A luta para que a referência em oncologia volte a Novo Hamburgo chegou ao governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Em reunião realizada no Palácio Piratini na manhã desta segunda-feira, 16, ele ouviu os vereadores Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Raizer Ferreira e Semilda dos Santos – Tita, ambos do PSDB, integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento da Referência Oncológica do SUS. A reunião, articulada pelo deputado federal Lucas Redecker, envolveu representantes do Hospital Regina, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e das secretarias municipal e estadual de Saúde. Após explanação de todas as partes, o governador comprometeu-se a se pronunciar sobre a situação em até dez dias. Ranolfo solicitará um estudo técnico sobre a demanda de recursos, mas adiantou que nada pode ser realizado do dia para noite sem um novo período de transição.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Palestra traz esclarecimentos sobre violência contra crianças e adolescentes
por Daniele Silva publicado 20/05/2022 última modificação 20/05/2022 17h25 — registrado em: , ,
20/05/2022 – “A violência infantil está em todo o lugar”. Esse foi um dos principais alertas da deputada estadual Franciane Bayer durante a palestra ministrada na Câmara de Novo Hamburgo na manhã desta sexta-feira, 20. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense, em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), faz parte da campanha Maio Laranja, que visa a combater os maus-tratos a crianças e adolescentes.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Moção critica menção a rodeios em PL que proíbe eventos com maus-tratos a animais
por Luís Francisco Caselani publicado 23/05/2022 última modificação 24/05/2022 00h37 — registrado em: , , , , , , , ,
23/05/2022 – Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei estadual que proíbe a realização de eventos que envolvam crueldade ou maus-tratos a animais. O texto, assinado pelo deputado Rodrigo Maroni, elenca em sua ementa alguns exemplos de atividades que seriam vedadas, como touradas, rinhas de cães e rodeios. A referência a rodeios gerou críticas do vereador hamburguense Gerson Peteffi (MDB), que elaborou moção de repúdio à inclusão do item. O documento foi levado a votação durante a sessão plenária da Câmara desta segunda-feira, 23, e aprovado por unanimidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias