Câmara presta homenagem aos cinco anos da EMEI Caracol
Diretora da escola, Glaucia Zanatta recebeu das mãos de Tita um quadro comemorativo em referência ao aniversário. O dia 15 de março remonta à data de publicação da lei municipal que instituiu o educandário, aprovada pela Câmara dias antes. Localizada na rua Emancipação, 115, a Emei Caracol atende 105 alunos com idades entre 0 e 4 anos.
Em sua manifestação na tribuna, Glaucia explicou que o nome da escola foi inspirado no livro A pedagogia do caracol, obra do escritor italiano Gianfranco Zavalloni. “O título é um verdadeiro convite à lentidão. Não no sentido de vagareza, mas de respeito ao tempo de cada sujeito que compõe a escola, sobretudo as crianças. A Emei Caracol nasceu com esse propósito, de respeitar o tempo e a singularidade de cada criança, de viver a infância com leveza e alegria, fazendo do espaço escolar um lugar onde a vida realmente acontece, e não como um lugar que prepara para a vida”, detalhou a diretora.
A vereadora Tita, que gravou um vídeo apresentando a escola, destacou o trabalho e a dedicação dos professores que compõem seu corpo docente. “A educação infantil é o primeiro contato da criança com a experiência escolar e engloba importante fase da vida. Dessa forma, propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Por isso é fundamental compreender a importância desse período escolar no crescimento da criança. E vemos o esforço das professoras para manter os alunos felizes no espaço”, pontuou.
Gerson Peteffi (MDB) corroborou o discurso da vereadora. “É um orgulho para a cidade de Novo Hamburgo o trabalho comunitário, pedagógico e educacional que vocês fazem”, acresceu. Raizer Ferreira (PSDB) elogiou a iniciativa de sua colega de bancada e disse que a Câmara está sempre de portas abertas para receber representantes das escolas da cidade. Ricardo Ritter – Ica (PSDB), que presidiu a sessão na ausência de Fernando Lourenço (PDT), lembrou ter passado parte de sua infância na rua Emancipação e deixou sua mensagem de agradecimento aos educadores. “Vocês ajudam a criar jovens saudáveis e excelentes cidadãos para Novo Hamburgo e para o mundo”, frisou.
Em nome da comunidade escolar, Glaucia agradeceu as manifestações dos parlamentares. “Nossa história é pequena, mas já temos muita coisa para contar. Enfrentamos uma pandemia que nos fez recalcular rotas e ressignificar muitos aspectos sobre o que realmente é ser escola. Mas seguimos firmes e fortes no nosso propósito de oferecer uma escola pública de qualidade para a comunidade do bairro Primavera”, finalizou.