Câmara parabeniza aluna da Liberato premiada em feira na Tunísia

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/03/2023 20h24
29/03/2023 – A estudante hamburguense Stephanie Staub, de 19 anos, participou em março de um festival internacional de engenharia, ciência e tecnologia na Tunísia. O evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países e consagrou o projeto desenvolvido pela aluna da Fundação Liberato como um dos dez melhores da feira. O desempenho de Stephanie foi reverenciado pela Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 29. Por iniciativa do vereador Raizer Ferreira (PSDB), os parlamentares aprovaram por unanimidade o envio de uma moção de aplauso e reconhecimento.
Câmara parabeniza aluna da Liberato premiada em feira na Tunísia

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Aluna do curso de Eletrônica da Liberato, Stephanie viajou ao país africano para apresentar o projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas. Durante a pesquisa, ela desenvolveu um protótipo que utiliza o princípio da radiofrequência para detectar, mesmo sob escombros, dispositivos acoplados aos uniformes dos bombeiros. O trabalho, orientado pela professora Deise Muller, foi idealizado por Stephanie como uma solução após acompanhar a cobertura do incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, em julho de 2021. Na tragédia, dois bombeiros acabaram falecendo enquanto combatiam o fogo.

O texto da Moção nº 14/2023 lembra que a pesquisa já havia conquistado o Prêmio Killing de Tecnologia durante a última edição da Mostratec. Foi essa distinção, inclusive, que viabilizou a presença da estudante no evento científico na Tunísia. Elaborada por Raizer Ferreira, a moção também levou as assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Tita (PSDB).

Parabéns, Stephanie! Obrigado por sua sabedoria, dedicação e por ter trazido para Novo Hamburgo um prêmio tão importante. Tenho certeza de que é só o começo de uma grande jornada”, enalteceu Raizer. Felipe e Lourdes parabenizaram a estudante, elogiaram o trabalho desenvolvido pela Fundação Liberato, mas criticaram a falta de apoio do poder público. “É uma educação de excelência que só não é melhor porque o Estado ajuda pouco. Se o Rio Grande do Sul e a União ajudassem mais, o trabalho poderia ser ampliado”, diagnosticou Felipe. “São jovens pesquisadores que poderiam crescer muito mais”, colaborou Lourdes.

Egresso da Fundação Liberato, Ica salientou que a escola técnica é motivo de orgulho para a cidade e desejou sucesso para Stephanie. “Sua mente trará muitas outras inovações para o mundo”, concluiu o vereador tucano.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.