Comissão Especial faz nova rodada de visita a empreendimentos da rota Caminhos de Lomba Grande

por Jaime Freitas última modificação 30/05/2023 17h31
30/05/2023 – Na tarde de segunda-feira, 29, a Comissão Especial para tratar dos assuntos relacionados com os Produtores Rurais de Lomba Grande fez mais uma rodada de visitas aos empreendimentos que fazem parte da rota turística Caminhos de Lomba Grande. Os parlamentares Gerson Peteffi (MDB), Lourdes Valim (Republicanos) e Semilda – Tita (PSDB) estiveram no Sítio Pé na Terra, Comparsa Etílica Vale 4, Plantoteca e Sítio 3 Figueiras. Entre os espaços visitados, cenários de paisagens naturais para atrair pessoas de diferentes partes do estado e do país para uma imersão em espaços de lazer, vivências culturais e ofertas gastronômicas.
Comissão Especial faz nova rodada de visita a empreendimentos da rota Caminhos de Lomba Grande

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

O primeiro lugar visitado pela comissão tem seu foco dedicado à hospedagem e turismo holístico, com aluguel de espaços para eventos e workshops. O Sítio Pé na Terra começou como uma cooperativa referência em produção de alimentos orgânicos, ainda nos anos 1980, passando para o ramo de hotelaria a partir de 2020. Nos seus 46 hectares de área total, o sítio dedica, em média, cinco hectares para os retiros e eventos, com ampla estrutura de características arquitetônicas originais. “Temos parcerias com vários grupos, com diferentes propostas, desde imersões para idiomas a práticas de autoconhecimento. Oferecemos aluguel do espaço para professores e facilitadores. Contamos com capacidade de acomodar até 68 pessoas em quartos privativos ou compartilhados e em retiros oferecemos alimentação vegetariana completa”, disse Patrícia Bibasan, que é uma das sócias do empreendimento. Além de salões e salas para diferentes propostas, o lugar conta ainda com lounge, cozinha externa, piscina natural, açudes, campinho de futebol, pracinha para crianças, redário, e oferece trilhas pela mata.

Na sequência, os membros do colegiado se dirigiram a uma cervejaria. Localizada no coração da região de Lomba Grande, a Comparsa Etílica Vale 4 é uma cervejaria familiar que oferece aos amantes da bebida artesanal uma produção exclusiva. Com ingredientes locais e técnicas tradicionais, os responsáveis pela cervejaria mostraram aos parlamentares o processo de produção cervejeira e o envase do produto. O local não é aberto ao público, mas a produção é destinada, principalmente, a outros estabelecimentos que fazem parte da rota turística, sendo encontrada na fruteira A Tenda, no restaurante O Perdigueiro e no Restaurante e Café Colonial Lomba Grande. São produzidas no local três tipos de cervejas: pilsen, amber ale e session ipa. "Além da nossa linha padrão, fazemos um outro estilo sazonal. Agora, no inverno, por exemplo, produziremos uma cerveja stout maturada em barril de madeira, que é escura, mais encorpada e com maior graduação alcoólica. No verão também fazemos cervejas mais leves. Sempre temos alguma coisa diferente, além dos três estilos que hoje fazemos", disse Murilo Gonçalves de Mello, um dos proprietários da Vale 4.

A Plantoteca, por sua vez, é um verdadeiro paraíso para os entusiastas da botânica e jardinagem. Especializada na criação e comercialização de plantas, o espaço oferece uma ampla variedade de espécies, desde flores exóticas até plantas ornamentais para decoração de interiores. Conforme descrito em uma das redes sociais do empreendimento, "a Plantoteca enquanto projeto ambiental tem como fundamento ensinar por meio da natureza, encantar e sensibilizar nossos visitantes afim de promover a conservação do patrimônio natural e biodiverso presente no Brasil através da experimentação de um acervo botânico único".

“Esse novo roteiro turístico Caminhos de Lomba Grande é de encher os olhos. Ficamos surpreendidas com cada visita, com tamanha diversidade e encantos naturais que a região oferece”, lembrou Lourdes Valim, ainda na Plantoteca.

Por fim, a visita se encerrou no Sítio 3 Figueiras. O local oferece uma atmosfera perfeita para celebrar ocasiões importantes, como casamentos, batismos, encontros empresariais e eventos especiais. Com uma localização privilegiada e uma infraestrutura completa, o sítio combina o charme rústico da natureza com o conforto e a elegância necessários para criar momentos memoráveis. Conforme destaca Cesar Spezzia, um dos proprietários, o Sítio 3 Figueiras é um lugar para momentos especiais. "Seja um casamento romântico ao ar livre, uma reunião empresarial inspiradora ou um evento social descontraído. Buscamos reconectar pessoas com a natureza ao oferecer um espaço único para suas celebrações ou encontros. Esperamos que mais pessoas nos conheçam. Podemos afirmar que, com a ampla divulgação que a Rota vem tendo, já há uma maior procura e busca de informações sobre o local, tanto pessoalmente como por nossas mídias sociais, e isso é bom para nós e para Lomba Grande”, relatou Spezzia.

"Estamos muito felizes pela recepção que tivemos nos quatro locais visitados hoje. Quero fazer um destaque ao preparo que pessoas, que como o Cesar, têm para recepcionar os visitantes em toda os locais dos Caminhos de Lomba Grande. Temos lugares lindíssimos, seja para descanso, festas, estudos e celebrações. E fica meu convite para que as pessoas venham conhecer todos esses espaços", frisou Semilda - Tita.

Para o presidente da Comissão Especial, Gerson Peteffi, o novo roteiro turístico em Lomba Grande promete encantar visitantes em busca de experiências únicas. “Hoje, mais uma vez, testemunhamos que os Caminhos de Lomba Grande são um convite para explorar a beleza natural da área e desfrutar de atividades diversificadas. A nova rota é uma adição notável ao turismo da região, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de explorar a beleza natural, degustar cervejas artesanais produzidas aqui mesmo, desfrutar do contato com plantas exuberantes, aprimorar conhecimentos de idiomas e celebrar momentos especiais, como casamentos e formaturas, em um ambiente encantador”, concluiu Gerson Peteffi.

 

 

A ROTA

O roteiro, que teve incentivo e parceria da Prefeitura, une 13 empreendimentos em uma proposta de trabalho coletivo com oferta de produtos e serviços diversificados, que vão da gastronomia a atrativos culturais e naturais em uma das áreas mais belas do Estado e dentro da região metropolitana. A Rota Caminhos de Lomba Grande possibilita ao visitante passar o dia ao ar livre, ter contato com animais, com resgate de brincadeiras antigas, balneário, gastronomia farta para se deliciar no local ou levar para casa, tudo isso num destino de paisagens bucólicas que também são caminhos ideais para a prática de cicloturismo e caminhadas. Os empreendimentos são parceiros e incentivam o visitante a conhecer todos, mas cada um com horários e dias de funcionamento específicos.

Instagram: https://www.instagram.com/caminhosdelombagrande/

 

 

 

Lista dos locais visitados da Rota Caminhos de Lomba Grande:


SÍTIO PÉ NA TERRA

Endereço: Estrada Carlos Arthur Scherer, 2085

Instagram: https://www.instagram.com/sitiopenaterra/

Facebook: https://www.facebook.com/sitiopenaterra/

Telefone/Whatsapp: 51 99270-8040

 

COMPARSA ETÍLICA VALE 4 LTDA

Endereço: Travessa Afonso Strack Rua Dois, 260

Facebook: https://www.facebook.com/QueroVale4

Instagram: https://www.instagram.com/querovale4/

Telefone/Whatsapp: 51 98567-0992

 

PLANTOTECA

Endereço: Estrada, Tv. Afonso Strack, 6113

Facebook: https://pt-br.facebook.com/plantoteca/

Instagram: https://www.instagram.com/plantoteca/

Telefone/Whatsapp: 51 98469-0808

 

SÍTIO 3 FIGUEIRAS

Endereço: Estrada Willy Moehlecke, 1501

Facebook: https://www.facebook.com/sitio3figueiras

Instagram: @sitio3figueiras

Telefone/Whatsapp: 51 98171-8869

 


Clique na imagem para visualizar todos os registros fotográficos dos locais visitados: Comissão Especial para tratar dos assuntos relacionados com os Produtores Rurais de Lomba Grande