Resultado da busca

467 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Coedu inicia visitas em escolas para verificar carência de professores
por Maíra Kiefer publicado 26/03/2022 última modificação 26/03/2022 04h38 — registrado em: , , ,
25/03/2022 – Procurada recentemente por representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH) para debater a falta de educadores nas escolas, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) decidiu dar início a uma série de visitas a instituições de ensino para conhecer pontualmente as demandas com as equipes diretivas. Felipe Kuhn Braun (presidente/PP), Enio Brizola (relator/PT) e Lourdes Valim (secretária/Republicanos) estiveram na última terça, 22, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Senador Salgado Filho e Martha Wartenberg, ambas no bairro Canudos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Presidente do Sindicato dos Professores destaca importância da Mobilização Nacional pela Educação
por Jaime Freitas publicado 16/03/2022 última modificação 17/03/2022 17h13 — registrado em: , , ,
16/03/2020 – O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), por meio de sua presidente, Luciana Andréia Martins, manifestou-se no Plenário Luis Oswaldo Bender na tarde de hoje sobre a Mobilização Nacional pela Educação. O convite partiu da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) da Câmara, via Requerimento nº 165/2022. O sindicato local participou do movimento nacional convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) que acontece em todo o país nesta quarta-feira, 16. Os professores reivindicam melhorias pela defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes públicas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Coedu busca parceria da Cultura com o Emancipa NH
por Luís Francisco Caselani publicado 15/03/2022 última modificação 15/03/2022 01h00 — registrado em: , , , ,
14/03/2022 – Dando sequência à solicitação do Emancipa Novo Hamburgo, que busca um local para o retorno às aulas presenciais de seu cursinho pré-vestibular gratuito, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara (Coedu) intermediou reunião de representantes do movimento social de educação popular com o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso. No encontro, realizado na Casa da Cultura Dalilla Sperb na manhã da sexta-feira, 11, o gestor sinalizou a possibilidade de parceria não só para a cedência do espaço como para a realização de ações transversais no segmento cultural.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Novo Hamburgo repudia declarações sexistas do deputado paulista Arthur do Val
por Luís Francisco Caselani publicado 15/03/2022 última modificação 15/03/2022 00h30 — registrado em: , , ,
14/03/2022 – No início do mês, uma sequência de comentários machistas e misóginos proferidos pelo deputado estadual paulista Arthur do Val sobre mulheres ucranianas tomou as redes sociais e provocou indignação e discursos condenatórios. Em áudios enviados a grupos de amigos, o parlamentar, também conhecido como Mamãe Falei, discorre sobre a beleza e a suposta “facilidade” na abordagem às mulheres, muitas das quais buscando refúgio em países vizinhos após a invasão russa. “São fáceis, porque elas são pobres”, afirmou o deputado em uma das mensagens. Revoltada com o conteúdo das gravações, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) elaborou moção de repúdio às declarações. O texto foi aprovado por unanimidade pela Câmara durante a sessão desta segunda-feira, 14.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores comemoram criação do Dia Nacional da Síndrome de Down
por Luís Francisco Caselani publicado 14/03/2022 última modificação 14/03/2022 23h58 — registrado em: ,
14/03/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 14, moção de aplauso à publicação da Lei Federal nº 14.306/2022, que torna 21 de março o Dia Nacional da Síndrome de Down. A norma, sancionada no início do mês, estabelece que órgãos públicos promovam a realização e divulgação de eventos que valorizem as pessoas com a alteração genética na sociedade. A moção, elaborada pelo vereador Gustavo Finck (PP), também recebeu a assinatura de seu colega de bancada, Felipe Kuhn Braun (PP).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto que permite instalação de Centro de Reintegração da Apac no Município irá à votação
por Maíra Kiefer publicado 14/03/2022 última modificação 15/03/2022 00h06 — registrado em: , , , , , , , , , , , , , ,
14/03/2022 – Em debate há pelo menos quatro anos, a instalação de um Centro de Reintegração Social administrado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) pode se tornar viável em território hamburguense a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 110/2021, de autoria de 13 parlamentares. A proposição abre uma exceção na Lei Municipal nº 2.761/2014, que proíbe a implantação de novos presídios ou similares no perímetro urbano de Novo Hamburgo. O aval para a apreciação em plenário foi dado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) na última semana, em reunião no Plenarinho. Durante o encontro, alguns proponentes do PL reforçaram os argumentos da impugnação ao parecer de inconstitucionalidade do colegiado, exarado em fevereiro, que corroborou entendimento da Procuradoria da Casa.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Coedu recebe Sindprofnh para debater falta de profissionais na Rede Municipal de Ensino
por Jaime Freitas publicado 12/03/2022 última modificação 13/03/2022 21h04 — registrado em: , , ,
11/03/2022 - A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu), recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, a visita da presidente e da vice-presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (Sindprofnh), as professoras Luciana Andréia Martins e Rosane Ines dos Santos de Moura. Na ocasião, as dirigentes sindicais entregaram um ofício que trata da falta de recursos humanos na Rede Municipal de Ensino aos componentes da Coedu, Felipe Kuhn Braun (presidente/PP), Enio Brizola (relator/PT) e Lourdes Valim (secretária/Republicanos).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
No Dia Internacional da Mulher, 11 agraciadas recebem o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 09/03/2022 última modificação 09/03/2022 20h44 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
08/03/2022 - A solenidade de entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data que marca a luta por direitos iguais, justiça e pelo fim das discriminações e violências. Na sessão solene, 11 agraciadas de diferentes áreas receberam o reconhecimento na sede da Câmara. A mesa de honra foi composta pelo presidente, vereador Cristiano Coller (PTB); pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e pela secretária de Obras, Greyce da Luz – a primeira mulher a conduzir a pasta na história da cidade. "Hoje estamos com a Casa cheia depois de dois anos de pandemia, mesmo que ainda estejamos seguindo os protocolos contra a Covid-19. Temos grandes mulheres na nossa cidade e região. E o lugar de vocês é onde vocês quiserem estar e se sentirem bem, seja na política ou dirigindo um caminhão", destacou Coller na abertura da solenidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Entrega do título Mulher Cidadã de Novo Hamburgo 2022 será feita nesta terça
por Maíra Kiefer publicado 07/03/2022 última modificação 07/03/2022 21h07 — registrado em: , , , , , , , , , , ,
07/03/2022 – Interrompida por dois anos consecutivos devido à pandemia, a solenidade que marca a entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo será retomada em 2022 justamente em 8 de março, data que marca a luta por direitos iguais, justiça e pelo fim das discriminações. O evento, com previsão de início às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, no Legislativo, é regulamentado pela Resolução n° 01/2018. Em 2020 e 2021, os vereadores entregaram os certificados diretamente às homenageadas em suas casas ou em seus ambientes de trabalho. Nesta edição, as 11 agraciadas de diferentes áreas receberão o reconhecimento na sede da Câmara, acompanhadas de alguns convidados.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Coedu ouve demanda do Emancipa Novo Hamburgo e deve auxiliá-lo a buscar local para aulas gratuitas
por Maíra Kiefer publicado 24/02/2022 última modificação 24/02/2022 16h27 — registrado em: , , , ,
24/02/2022 – Capacitar gratuitamente estudantes carentes para disputarem seleções em universidades públicas e privadas é parte do trabalho de voluntários que buscaram auxílio do Legislativo nesta semana. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu os professores Camila Eninger e Pedro Backes, integrantes da Rede Emancipa, movimento social de educação popular, cuja atuação se estende a todo o território brasileiro. Em Novo Hamburgo, desde 2017, é ofertado um cursinho pré-vestibular gratuito, na Ocupação Casa da Praça, no bairro Boa Vista, espaço público da cidade historicamente destinado à cultura. Devido às dificuldades de acesso ao local por meio de transporte público, os organizadores das aulas pleitearam aos parlamentares, na última segunda, 21, apoio para a utilização da antiga casa da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), localizada na Gomes Portinho, próximo ao Paradão.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias