Coedu ouve demanda do Emancipa Novo Hamburgo e deve auxiliá-lo a buscar local para aulas gratuitas

por Maíra Kiefer última modificação 24/02/2022 16h27
24/02/2022 – Capacitar gratuitamente estudantes carentes para disputarem seleções em universidades públicas e privadas é parte do trabalho de voluntários que buscaram auxílio do Legislativo nesta semana. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu os professores Camila Eninger e Pedro Backes, integrantes da Rede Emancipa, movimento social de educação popular, cuja atuação se estende a todo o território brasileiro. Em Novo Hamburgo, desde 2017, é ofertado um cursinho pré-vestibular gratuito, na Ocupação Casa da Praça, no bairro Boa Vista, espaço público da cidade historicamente destinado à cultura. Devido às dificuldades de acesso ao local por meio de transporte público, os organizadores das aulas pleitearam aos parlamentares, na última segunda, 21, apoio para a utilização da antiga casa da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), localizada na Gomes Portinho, próximo ao Paradão.
Coedu ouve demanda do Emancipa Novo Hamburgo e deve auxiliá-lo a buscar local para aulas gratuitas

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A demanda já tinha sido trazida pelo coordenador-geral do movimento Emancipa Novo Hamburgo, Felipe Ventre, na sessão plenária de segunda-feira, 14. “Temos clareza que para garantir o acesso aos estudantes a esta importante oportunidade, precisamos de um local centralizado", pontuou o grupo em documento entregue aos membros da Coedu: presidente Felipe Kuhn Braun (PP), relator Enio Brizola (PT) e secretária Lourdes Valim (Republicanos).

À frente do comando do colegiado, Felipe informou que ele e os colegas estão dispostos a auxiliar o Emancipa na busca por um lugar mais acessível aos alunos. O grupo parlamentar planeja uma reunião com o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, e também apresentar moção de apoio sobre a questão. “Só de imaginar o trabalho voluntário de vocês e de tudo o que estão dispostos a oferecer, temos de encontrar uma solução. Devemos encaminhar o documento para as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social”, informou o presidente.

Após conhecerem detalhes sobre o projeto, Brizola disse que a casa da UENH, por estar numa condição de inservível, era um dos imóveis do Município listados para ser leiloado. Conforme relato do parlamentar, o secretário de Desenvolvimento Social, Éliton Ávila, pelo histórico que ele tem no movimento estudantil, quando soube que essa construção estava relacionada, reivindicou o espaço e apresentou alguns projetos. Para Brizola, Ávila deve se mostrar sensível às ações propostas pelo Emancipa Novo Hamburgo.

Segundo Pedro Backes, há um projeto previsto para o espaço, que ganhou edital, mas que vai durar só seis meses. Camila reforçou aos presentes à reunião que seria importante iniciar as aulas presenciais agora no começo do ano. "Se a gente pudesse ter uma outra sala para começarmos o ano, antes desses seis meses. Preparação para exames não é em dois meses que a gente consegue. O trabalho do Emancipa não se restringe a preparar os cidadãos para fazerem concursos, prestar prova e para ter resultado. A educação é para libertar a mente e fazer que essas pessoas acreditem que podem realizar o que elas quiserem, independente da condição da onde elas vem. É para abrir os horizontes de quem senta na nossa frente na sala de aula”, declarou a professora de História.

Outra possibilidade, de acordo com o vereador Brizola, é o colegiado conversar com o secretário Ralfe Cardoso para saber a viabilidade de usar, nesse período inicial, uma sala na antiga sede da Secult, cujas dimensões e localização — perto de ônibus e do trem — atenderiam aos requisitos para abrigar o curso preparatório.

Para a vereadora Lourdes, a mobilização é necessária devido à importância e repercussão do trabalho realizado pelos voluntários. “É um projeto que a gente não pode deixar morrer”, sentenciou.