TV Câmara – Arteterapeuta explica como a prática traz benefícios à saúde dos idosos

por Tatiane Souza última modificação 18/04/2019 20h58
18/04/2019 – A arteterapia é uma técnica que traz muitos benefícios, especialmente aos idosos. Além de motivar, a atividade resgata a sensação de capacidade, produtividade e criação, estimula a saúde mental e eleva a autoestima. O tema foi abordado pelo Vitalidade desta semana e está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, e nas páginas da emissora no Facebook e Youtube. A entrevista é com a arteterapeuta formada pela Universidade Feevale Roberta Machado. Além disso, o programa traz uma reportagem com um grupo muito especial do Residencial Sinfonia Vale do Sinos, em Novo Hamburgo.
TV Câmara – Arteterapeuta explica como a prática traz benefícios à saúde dos idosos

Foto: Kassiane Michel/CMNH

No decorrer do programa, Roberta explica que a arteterapia começou a ser usada no século XIX e, desde então, vem se mostrando uma técnica eficaz para ajudar no tratamento de traumas e estresse. Com berço no Canadá e nos Estados Unidos, ela ainda está ganhando espaço no Brasil. “A arteterapia pode ser usada em todas as idades, mas é fundamental que seja aplicada por um profissional habilitado”, afirma. Segundo a especialista, quando empregada em crianças, a técnica auxilia no processo de expressão dos sentimentos.

De acordo com a profissional, além de trabalhar a questão motora e psicológica, a arteterapia também é uma excelente aliada ao estímulo da memória e cognição. “Quando o idoso é provocado a buscar soluções ao criar, pensar ou planejar uma estratégia de execução, está estimulando seu cérebro, e isso ajuda muito a manter a mente ativa”, salienta. 

Roberta conta também que ainda há muitos desafios pela frente e destaca os resultados positivos obtidos, através da arteterapia, em pacientes da saúde mental que sofrem com doenças como demência e esquizofrenia, por exemplo.

Confira a entrevista na íntegra:

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas.

registrado em: