TV Câmara - Município tem meta de imunizar 71 mil pessoas contra a gripe até dia 31
Silva explica durante o programa que a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra a gripe A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (gripe comum) e é elaborada com o vírus inativo. Segundo ele, na rede privada, é possível encontrar a tetravalente, que contém mais um tipo da Influenza B.
Grupo prioritário
Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, a meta do Município é vacinar 90% do grupo prioritário: indivíduos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, crianças da faixa etária de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com prescrição médica), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores da rede pública e privada e povo indígena. Após o final da campanha, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, a vacinação deve ser estendida à população em geral, com o aval da Secretaria Municipal e do Ministério da Saúde.
Em Novo Hamburgo, todas as 23 unidades de saúde e a Casa de Vacina estão imunizando contra a gripe. “Nosso público-alvo é vacinar 71 mil pessoas do grupo prioritário e, até o momento, atingimos 55% da meta, ou seja, 40 mil pessoas”, explicou. O enfermeiro ainda salientou a importância de realizar o procedimento o quanto antes. “Não espere mais tempo para se imunizar porque a vacina leva 15 dias para desencadear a produção de anticorpos no organismo”, disse.
Para quem está em dúvida em relação a se vacinar ou não, enfermeiro Edson afirma que as complicações pós-vacinas são menores e menos agressivas do que a doença. “As doenças são mais letais que eventuais efeitos colaterais. Mas vacina é prevenção. Deve ser administrada em pessoas sadias. Se a pessoa está febril ou com algum desconforto, é melhor esperar uma semana. Em relação à alergia à proteína do ovo, as reações são raríssimas. Se o indivíduo é sensível ou alérgico, o risco é mínimo e isso já foi provado cientificamente”, apontou.
Sobre os sintomas, ele falou que os da gripe são mais intensos do que os do resfriado comum, que costuma passar no período de 3 a 5 dias. Segundo Silva, a gripe causa febre alta, dor no corpo todo, impossibilita inclusive a realização das atividades laborais, em alguns casos, exigindo repouso. Para finalizar, o profissional destacou a importância de uma vida saudável. “A vacina é um mecanismo, mas a boa alimentação e a hidratação adequada ajudam muito”, disse. Para evitar o contágio, é importante evitar também ambientes fechados, aglomerados de pessoas, compartilhar alimentos e recipientes, além de lavar bem as mãos e usar álcool gel”, mencionou.
Assista ao programa na íntegra
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.