Resultado da busca

460 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Roda de Conversa aborda desafios para tornar a Lei Maria da Penha mais eficiente
por Maíra Kiefer publicado 03/08/2022 última modificação 05/08/2022 15h02 — registrado em: , , ,
02/08/2022 – Vítima de tentativa de feminicídio ocorrida em novembro de 2013, a ativista Barbara Penna constata que, apesar de muitos avanços conseguidos a partir da Lei Maria da Penha, ainda há brechas que permitem que agressores sigam impunes e à vontade para ameaçar as mulheres. Recentemente, voltou a vivenciar intimidação mesmo com o acusado preso e condenado há 28 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Recebeu um vídeo do ex-namorado gravado dentro da penitenciária. Depois de fazer o boletim de ocorrência, Barbara percebeu que seu atual endereço constava no documento remetido ao advogado do agressor. O assunto foi abordado nesta terça-feira, 2, durante roda de conversa Reflexo da Lei Maria da Penha na Família, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher, no Plenarinho do Legislativo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Novo Hamburgo celebra os 45 anos da Igreja Universal
por Luís Francisco Caselani publicado 29/07/2022 última modificação 29/07/2022 00h52 — registrado em: , , ,
28/07/2022 – Em um plenário lotado de fiéis, a Câmara de Novo Hamburgo comemorou na noite desta quinta-feira, 28, o 45º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. A sessão solene, realizada por inciativa da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), contou com a presença de lideranças religiosas e a condução do presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB). A cerimônia teve ainda a participação da Banda da Brigada Militar de Novo Hamburgo, que executou os hinos nacional e estadual.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher promove roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 27/07/2022 20h28 — registrado em: ,
27/07/2022 – Na última semana, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei que institui no município o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero. Antes mesmo da sanção da matéria, a Procuradoria Especial da Mulher, encabeçada pela autora do projeto, a vereadora Tita (PSDB), já planeja as primeiras atividades sob o guarda-chuva da campanha. Na próxima terça-feira, 2, a partir das 14h, o Plenarinho da Câmara recebe a roda de conversa Reflexo da Lei Maria da Penha na Família. A atividade é aberta ao público e terá a participação da palestrante e ativista Barbara Penna, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Gincana da Liberato arrecada absorventes para distribuição em escolas municipais
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 29/07/2022 14h22 — registrado em: ,
27/07/2022 – A tradicional gincana da Fundação Liberato incluiu como uma de suas tarefas este ano a arrecadação de absorventes. Juntas, as equipes que representam os quatro cursos diurnos da instituição conseguiram levantar 1.040 pacotes. Parte dos itens foi entregue nesta quarta-feira, 27, à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo. O ato simbólico, realizado no início da sessão plenária, contou com a participação do diretor-executivo da Liberato, Ramon Hans, e membros do grêmio estudantil. Os 685 pacotes recebidos pela Procuradoria, que totalizam 5.480 unidades, serão encaminhados a escolas municipais para distribuição a alunas de baixa renda.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Policiais que identificaram suspeito de estupro recebem moção de aplauso
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 27/07/2022 19h23 — registrado em: , , , , , , , , , , , ,
27/07/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 27, moção de aplauso aos policiais civis que atuaram na identificação do homem suspeito de estuprar uma estudante de 22 anos na manhã do último dia 8, na região central da cidade. A vítima, moradora de Estância Velha, foi abordada pelo criminoso na avenida Nicolau Becker e conduzida até a esquina das ruas Avaí e Carlos Gomes, no bairro Vila Rosa, onde foi violentada. O suspeito foi identificado uma semana mais tarde, quando já havia sido preso pela Brigada Militar por outra tentativa de estupro. Além de crimes sexuais, o acusado também possui antecedentes por tráfico de drogas. Por foto, a vítima confirmou a identidade do estuprador.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto institui Campanha Agosto Lilás em Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 20/07/2022 última modificação 21/07/2022 14h17 — registrado em: ,
20/07/2022 – Com a aprovação unânime e em segundo turno, os parlamentares instituem em Novo Hamburgo a campanha Agosto Lilás. A votação foi realizada na sessão desta quarta-feira, 20. Proposta pela vereadora Semilda – Tita (PSDB), a ação é voltada à divulgação da Lei Maria da Penha e à realização de atividades de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Como o texto foi aprovado com emenda, será apreciada ainda a redação final a matéria na próxima segunda-feira, antes de ela ser remetida à Prefeitura para sanção e publicação ou veto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto institui Campanha Agosto Lilás em Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 19/07/2022 última modificação 19/07/2022 00h50 — registrado em: ,
18/07/2022 – Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 18, projeto de lei que institui em Novo Hamburgo o Agosto Lilás. Proposta pela vereadora Semilda – Tita (PSDB), a campanha é voltada à divulgação da Lei Maria da Penha e à realização de atividades de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência de gênero. O texto ainda passará por nova votação na próxima quarta-feira, 20.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Moção parabeniza Guarda Municipal por salvamento de bebê
por Tatiane Souza publicado 19/07/2022 última modificação 19/07/2022 00h52 — registrado em: , , , , , , , , , , , , , ,
18/07/2022 - A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 18, Moção de Aplauso a dois agentes da Guarda Municipal (GM), que evitaram no início do mês o sufocamento de um bebê recém-nascido, residente do bairro Pátria Nova. A moção é de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun (PP), mas todos os parlamentares pediram para assinar junto a matéria. Inspetor Luz (MDB) solicitou aplausos em pé pela iniciativa e coragem dos guardas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão pede que Prefeitura ceda espaço para a Associação de Pais e Amigos do Autista
por Jaime Freitas publicado 27/06/2022 última modificação 28/06/2022 00h17 — registrado em: , , ,
27/06/2022 – Entidade sem fins lucrativos, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA NH) iniciou uma campanha de financiamento coletivo para manter aberta sua sede, com endereço na rua David Canabarro. Sensível ao pleito, a Comissão de Saúde da Câmara elaborou uma moção de apoio à reivindicação. Além de incentivar as doações, o colegiado também sugere que a Prefeitura disponibilize espaço para acolher o trabalho prestado pela instituição. O documento foi analisado em plenário durante a sessão desta segunda-feira, 27, e obteve aprovação unânime.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto pioneiro para mulheres vítimas de violência em Estância Velha inspira Rede Integrada Laço Lilás
por Maíra Kiefer publicado 27/06/2022 última modificação 27/06/2022 23h01 — registrado em: ,
27/06/2022 – Pioneiro no Estado, um programa para amparar mulheres vítimas de violência doméstica servirá de inspiração para a Rede Integrada Laço Lilás. O projeto Mulheres Protegidas, iniciativa adotada em Estância Velha, poderá nortear a Guarda Municipal hamburguense na implantação de patrulha dedicada aos atendimentos de cidadãs com medidas protetivas ou em vulnerabilidade devido a ameaças e intimidação. Lei sancionada recentemente, prevê o patrulhamento pela GM para esses casos em Novo Hamburgo. A norma jurídica ainda não entrou em vigor.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias