Policiais que identificaram suspeito de estupro recebem moção de aplauso

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/07/2022 19h23
27/07/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 27, moção de aplauso aos policiais civis que atuaram na identificação do homem suspeito de estuprar uma estudante de 22 anos na manhã do último dia 8, na região central da cidade. A vítima, moradora de Estância Velha, foi abordada pelo criminoso na avenida Nicolau Becker e conduzida até a esquina das ruas Avaí e Carlos Gomes, no bairro Vila Rosa, onde foi violentada. O suspeito foi identificado uma semana mais tarde, quando já havia sido preso pela Brigada Militar por outra tentativa de estupro. Além de crimes sexuais, o acusado também possui antecedentes por tráfico de drogas. Por foto, a vítima confirmou a identidade do estuprador.
Policiais que identificaram suspeito de estupro recebem moção de aplauso

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

Proponente da Moção nº 39/2022, o vereador Inspetor Luz (MDB) destaca no documento o trabalho incansável dos policiais civis na resolução do caso. “Um delinquente que comete esse tipo de crime estar à solta oferece um alto risco à sociedade, possibilitando a prática de novos delitos. Ao cabo de todo o esforço, profissionalismo e dedicação empreendidos pelos policiais civis, logrou-se êxito na operação, que trouxe alento e atendeu ao clamor de toda a sociedade hamburguense por justiça e mais segurança”, enaltece o parlamentar.

O texto da moção, que levou ainda a assinatura dos outros 12 vereadores presentes, menciona nominalmente os agentes envolvidos na investigação: Aline Baldi, Bruna Vieira, Cassiele Viana, Décio da Silva, Everton Bach, José Urbano de Lourenço, Márcio Góris, Vicente Dieter, Vitor Marafon e Yan Oliveira. A equipe trabalhou sob o comando da delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo.

Da tribuna, Inspetor Luz reiterou a importância da atuação dos policiais civis. Este é um crime bárbaro, hediondo e que deve ser combatido com veemência. Mas, para isso, é preciso dedicação. Os policiais civis fizeram um trabalho excelente. O suspeito estava desde o ano passado na cidade. A maior parte de seu histórico criminal vem de seu tempo em Porto Alegre. Chegou ao ponto do próprio juiz que decretou a prisão desse sujeito destacar a barbárie e reincidência do criminoso. A vítima se disse psicologicamente abalada, com pesadelos e dificuldades para dormir. Além do crime em si, a vítima fica sofrendo por um tempo indeterminado”, destacou o emedebista.

Procuradora especial da Mulher da Câmara, Tita (PSDB) enfatizou o trabalho desenvolvido pela Deam. “Se não fossem esses grandes profissionais, não teríamos pego esse criminoso”, sintetizou. O também tucano Raizer Ferreira salientou que a segurança pública tem se tornado um debate constante no Legislativo. “Esta Casa tem o privilégio de saudar tantas ações quantas forem executadas em nossa cidade. Temos sempre que reconhecer as forças de polícia, porque é necessário. A segurança pública é um dos pilares da nossa sociedade”, frisou.

Além dos profissionais diretamente envolvidos, a moção também será enviado ao governador Ranolfo Vieira Júnior, ao secretário estadual da Segurança Pública, Vanius Santarosa, ao chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Lopes, ao diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Eduardo Hartz, e ao titular da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, delegado Tarcísio Kaltbach.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.