Comissão pede que Prefeitura ceda espaço para a Associação de Pais e Amigos do Autista

por Jaime Freitas última modificação 28/06/2022 00h17
27/06/2022 – Entidade sem fins lucrativos, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA NH) iniciou uma campanha de financiamento coletivo para manter aberta sua sede, com endereço na rua David Canabarro. Sensível ao pleito, a Comissão de Saúde da Câmara elaborou uma moção de apoio à reivindicação. Além de incentivar as doações, o colegiado também sugere que a Prefeitura disponibilize espaço para acolher o trabalho prestado pela instituição. O documento foi analisado em plenário durante a sessão desta segunda-feira, 27, e obteve aprovação unânime.
Comissão pede que Prefeitura ceda espaço para a Associação de Pais e Amigos do Autista

Foto: Jaime Freitas/CMNH

No texto, os vereadores Raizer Ferreira, Tita e Vladi Lourenço (todos do PSDB) destacam que a AMA NH oferece atendimento assistencial, terapêutico, clínico e educacional às pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA). Criada em 2017, a entidade também trabalha com orientação aos familiares e luta por espaços de socialização e pela conscientização da sociedade.

O poder público municipal tem total interesse no fortalecimento das intervenções voltadas para as pessoas com TEA, o que deve ser acompanhado de atitudes e medidas amplas que garantam ambientes físicos e sociais acessíveis, inclusivos e acolhedores. É uma questão de saúde pública”, defendem os integrantes da comissão.

Cópias da Moção nº 32/2022 serão encaminhadas à prefeita Fátima Daudt e ao secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

Saiba mais sobre o financiamento coletivo da AMA NH.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.