Seminário de Desenvolvimento Econômico debate inovação em tempos de pandemia

por Daniele Silva última modificação 04/08/2021 14h51
30/07/2021 – A terceira edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo apresentará uma série de debates com objetivo de pensar alternativas aos diversos setores produtivos em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19. A atividade, promovida pela Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e Escola do Legislativo hamburguense em parceria com diversas entidades, integra o calendário oficial de eventos do município a partir da Lei nº 3.286/2021. As discussões, em formato de lives, iniciam no dia 10 de agosto, às 19h, e poderão ser assistidas pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora legislativa.

O Seminário de Desenvolvimento Econômico foi idealizado com o objetivo de discutir o cenário local e internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade. Ao longo dos últimos meses, Câmara e instituições parceiras realizaram diversos encontros para definir temas relevantes para o fomento da indústria e demais empreendimentos da região. Dentre os assuntos estão Transformação digital dos negócios e das pessoas; Indústria 4.0 em tempos de pandemia: uma alternativa para o desenvolvimento; Programa Origem Sustentável; e Desenvolvimento socioemocional, diversidade, inovação e economia criativa.

Leia mais:

- Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo

- Sustentabilidade no setor calçadista será tema de painel durante Seminário de Desenvolvimento Econômico

Participam da organização do evento: Associação Brasileiras das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Avança NH, Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB-NH), Prefeitura de Novo Hamburgo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também as instituições de ensino: Faccat, Feevale, IENH, IFSul, Fundação Liberato e Uergs.

Durante a aprovação da proposta de consolidação do seminário, Projeto de Lei nº 47/2020, o presidente da Cofin, Enio Brizola (PT), definiu a iniciativa como de extrema relevância, por tratar do futuro do município e, abrir o diálogo para a construção estratégica daquilo que a população merece. “Nossa cidade construiu uma economia rica e diversificada, possui instituições de ensino públicas e privadas que propõem ensino, pesquisa e extensão e que possibilitam o suporte inovador para as organizações empresariais.”

As inscrições podem ser feitas a partir de quarta-feira, dia 4, no portal da Câmara de Novo Hamburgo - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola do Legislativo. Para receber certificado é necessária inscrição prévia, que só poderá ser realizada após cadastro no AVA. É possível participar das lives enviando comentários e dúvidas aos debatedores por meio do chat na transmissão pelo Youtube. Os encontros acontecerão de 10 de agosto a 2 de setembro, terças e quintas, sempre às 19h.

 

Confira aqui mais informações e a programação:

10/08 - 19h

Cenário Econômico Internacional e as perspectivas para o cluster calçadista gaúcho e para Novo Hamburgo

Palestrante: Dr. Carlos Paiva – coordenador adjunto do mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat

Debatedor: Ricardo Franzoi (Dieese)

Mediador: Gabriel Grabowski – professor da Universidade Feevale e vice-presidente do Consinos

 

12/08 - 19h

Indústria 4.0 em tempos de pandemia: uma alternativa para o desenvolvimento econômico

Palestrante: João Alvarez Peixoto – professor adjunto na Uergs

Debatedor: Victor Gomes - professor IFSul e gerente de operações do Instituto Senai de Inovação

Mediador: Dr. Carlos Alberto Schuch Bork - Pós-Doutor em Ciências em Engenharia Aeronáutica e Mecânica


17/08 - 19h

A Transformação Digital dos Negócios e das Pessoas

Palestrante: Robinson Klein - VP de Inovação da ACI/NH/EV/CB, diretor do Eixo Inovação no Avança Novo Hamburgo e presidente da Cigam Software Corporativo S/A.

Mediador: Sérgio Souza Dias  - 

 

24/08 - 19h

Desenvolvimento Socioemocional, Diversidade, Inovação e Economia Criativa

Palestrantes: Juliana Aparecida Bohn - coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Socioemocional no Contexto Educacional da Faculdade IENH; Mauro Sarmento - Consultor em Inovação

Mediador: Luis Alexandre Cerveira - coordenador do Núcleo de Estudos sobre Diversidade da Faculdade IENH.

 

31/08 - 19h

Desenvolvimento Econômico: presente e futuro

Palestrantes: Rose Pereira, servidora pública há 23 anos, formada em gestão pública, gerente de Inovação e Captação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico;  Susana Stroher - analista de Relacionamento com o Cliente no Sebrae RS - Desenvolvendo e coordenando ações de promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Mediadora: Ana Rita Schenkel - diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Novo Hamburgo

 

02/09 - 19h

Programa Origem Sustentável

Palestrantes: Haroldo Ferreira- presidente executivo da Abicalçados; Silvana Dilly – superintendente da Assintecal.

Mediador: Paulo Griebeler – presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos.

 

Saiba mais sobre as edições de 2018 e 2019 do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.