Enio Brizola
Nome: Enio Antonio Brizola
Partido: PT
Data de nascimento: 14/07/1966
Local de nascimento: Frederico Westphalen (RS)
Formação: Graduado em Gestão Pública pela Universidade Feevale e pós-graduado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
Profissão: Servidor público
Telefone: (51) 3594 05 44/45
WhatsApp: (51) 99853-1685
E-mail: enio-brizola@camaranh.rs.gov.br
X: @vereadorbrizola
Facebook: /vereadoreniobrizola
Instagram: @vereadorbrizola
YouTube: @vereadorbrizola
Biografia:
Natural de Frederico Westphalen, no norte do estado, Brizola mudou-se com sua família para Novo Hamburgo em 1978. Aos 13 anos, deu início a sua trajetória profissional. Trabalhou em fábrica de calçado, foi metalúrgico, assessor sindical no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado e, por oito anos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Plásticos.
Motivado por debates de grupos comunitários ligados à igreja e pela tradição familiar de engajamento político, despertou desde cedo sua vocação para a vida pública, conquistando ampla experiência em gestão, políticas sociais e economia solidária. Foi coordenador do Sine durante o governo Olívio Dutra, assessor parlamentar do deputado federal Tarcísio Zimmermann e diretor de Economia Solidária e Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Prefeitura de Novo Hamburgo, onde também atuou como secretário de Obras.
Em âmbito nacional, destacou-se ainda como diretor da Confederação dos Trabalhadores no Ramo Químico. Técnico em cooperativismo e autogestão pela Associação Nacional de Empresas de Autogestão e Participação Acionária, reforçou sua dedicação a modelos organizacionais democráticos e inclusivos.
Com uma vida devotada ao trabalho, ao coletivo e à construção de políticas públicas transformadoras, Brizola busca atuar pelo desenvolvimento sustentável e pela justiça social. Casado e pai da Laura e do Francisco, foi eleito vereador pela primeira vez em 2012. Desde então, já são quatro mandatos consecutivos, todos pelo PT. Seus principais focos de atuação incluem o fortalecimento das micro e pequenas empresas, a promoção da economia popular solidária, a coleta seletiva, a qualificação profissional, temas ligados aos direitos humanos e o apoio aos catadores de materiais recicláveis.
Entre suas iniciativas mais relevantes, destacam-se a autoria da lei que transformou o Catavida em um programa socioambiental permanente e a condução do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, que se tornou uma política pública municipal em 2021 com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação produtiva a partir de discussões sobre o cenário econômico global e seus impactos no Brasil.
Foi também autor do projeto de lei que fortalece as hortas comunitárias como ferramentas ambientais e de combate à desnutrição e à má alimentação nos bairros periféricos da cidade; do projeto que declara como patrimônio material e imaterial de Novo Hamburgo o patrimônio histórico e cultural de origem indígena, africana, afro-brasileira e de outros povos tradicionais; do projeto “Compostar é uma boa”, programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais; além de diversas outras proposições realizadas durante seus mandatos.