Luis Lauermann
Luis Lauermann é natural de Ivoti, cidade onde iniciou sua carreira política. Lá, fundou o Sindicato dos Sapateiros. Foi vereador de 1992 a 1996. Formado em Ciências Sociais pela Unisinos, é casado e tem um filho. Foi assessor do então prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, no período de 1997 a 2000 e chefe de gabinete do então deputado federal Tarcísio Zimmermann.
Lauermann foi secretário geral de Governo e Relações Comunitárias em Novo Hamburgo de 2009 a 2010. Na função, colaborou pela defesa de empresas e empregos na área do calçado, na luta contra os pedágios na BR-116 e na conquista de recursos para as cidades da região. Ainda em 2010, Lauermann chegou à Assembleia Legislativa sustentado na expressiva votação de 46.541, votos que fez no Vale do Rio dos Sinos, especialmente em Novo Hamburgo, cidade onde mora há mais de 12 anos, e onde conquistou perto de 50% dos votos que o elegeram (21.876).
Na Assembleia Legislativa, Lauermann priorizou a defesa dos interesses das regiões dos vales do Sinos e do Paranhana, como o fortalecimento do setor do calçado (foi presidente da Frente Parlamentar do Couro e do Calçado, iniciativa sua no parlamento). Se dedicou muito também ao tema da saúde. Ainda na Assembleia, integrou as comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável, de Assuntos Municipais e de Participação Popular.
Na eleição suplementar de 2013 em Novo Hamburgo, Lauermann se candidatou a prefeito elegendo-se com 70.521 votos.
* Texto extraído do site da Prefeitura de Novo Hamburgo.