Vereadores prestam homenagem ao cinquentenário do Circo Teatro Teleco

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/02/2022 20h40
09/02/2022 – Uma das grandes atrações culturais da região, o Circo Teatro Teleco completou 50 anos de história no dia 2 de fevereiro. Fundado na rua 25 de Julho, em Novo Hamburgo, o grupo percorreu ao longo de sua trajetória cidades do Vale do Sinos e do Paranhana, encantando crianças e adultos. Nesta quarta-feira, 9, a Câmara reservou parte de sua sessão plenária para um momento de celebração ao cinquentenário do conjunto teatral. O reconhecimento foi proposto pelo vice-presidente Fernando Lourenço (PDT).
Vereadores prestam homenagem ao cinquentenário do Circo Teatro Teleco

Foto: Tatiane Lopes e Moris Musskopf/CMNH

É com enorme prazer que fazemos esta homenagem. A nossa cultura passa pelo Teatro Teleco. É algo grandioso com o qual todos convivemos. E vocês são merecedores, pois nunca desistiram”, destacou o proponente, que parabenizou a Prefeitura por viabilizar o retorno do grupo ao município no mês de março.

Em sua quarta geração de artistas, o circo é liderado atualmente por Vanderlei Silva, intérprete do palhaço Teteco, o Rei do Riso, personagem criado há mais de 30 anos. Emocionado, Vanderlei agradeceu a homenagem. Somos de uma família muito humilde, mas este cinquentenário é motivo de muito orgulho. Vivemos uma pandemia na qual todos os artistas sofreram muito. Foram muitas perdas. E o que nós queremos é ver o circo lotado, as crianças sorrindo. Deus me deu uma riqueza que ninguém pode tirar, que é levar alegria até vocês. E quero fazer isso ainda por muitos e muitos anos”, relatou Vanderlei, devidamente caracterizado como o palhaço Teteco.

Antes da fala do homenageado, diversos vereadores relembraram seu convívio com o circo durante os tempos de infância e adolescência. “Conheço o trabalho de vocês desde guri. Obrigado por tudo o que vocês já fizeram pela cultura e pela cidade de Novo Hamburgo”, frisou Sergio Hanich (MDB). Torço que vocês tenham cada vez mais esse sucesso que já os acompanha há 50 anos. Que a memória do Teleco, que é o grande mentor desse teatro, seja levada ainda por muitos anos”, desejou Ricardo Ritter, o Ica (PSDB).

Darlan Oliveira (PDT) aproveitou a homenagem para enaltecer os profissionais da cultura, segmento que foi muito penalizado pelas consequências da pandemia. Acompanhamos o teatro e os artistas circenses se virando para poderem se manter. Temos que parabenizar todos os artistas que lutaram para perpetuar essa boa cultura mesmo neste momento difícil”, pontuou.

Tombamento

Enio Brizola (PT) salientou que a companhia, atualmente instalada em Sapiranga, conta com mais de 200 peças diferentes. É um trabalho que envolve um elenco de profissionais da cultura. Hoje faz muito tempo que não frequento, mas sempre foi uma alternativa que tive ao cinema e ao campo de futebol. O Teatro Teleco faz parte da cidade. Deveríamos inclusive pensar na viabilidade de seu tombamento cultural. De fato, a juventude hoje tem outras possibilidades de diversão, mas devemos incentivar ao máximo essa proposta cultural, que é muito saudável e traz um importante exercício físico e mental: rir”, finalizou o vereador.

registrado em: