Vereadores pedem que profissionais do transporte público sejam absorvidos pela nova concessionária

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/02/2024 22h50
19/02/2024 – Está previsto para abril o início da nova concessão do transporte coletivo de Novo Hamburgo. Vencedora do processo licitatório, caberá à Viação Santa Clara conduzir a operação. Na tentativa de sensibilizar a empresa, a Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 19, moção de apelo para que a concessionária absorva o atual quadro de motoristas e profissionais que prestam o serviço. O documento foi elaborado pelo vereador Enio Brizola (PT) e assinado pelos demais parlamentares.
Vereadores pedem que profissionais do transporte público sejam absorvidos pela nova concessionária

Foto: Daniele Souza/CMNH

Profundos conhecedores das linhas, horários e das tarefas implicadas para além de dirigir os veículos, eles cobram passagens, orientam usuários e ajudam pessoas com deficiência. Portanto, é justa e esperada a contratação e aproveitamento desses profissionais que há muitos anos conduzem a população trabalhadora, idosos, estudantes e comunidade em geral de forma dedicada, mesmo enfrentando o envelhecimento da frota, a precarização, a flexibilização da jornada de trabalho e de direitos e os longos períodos sem reajustes”, salienta o texto.

Da tribuna, Enio Brizola destacou o clima de incerteza que paira sobre a categoria. “Há 40 anos, Novo Hamburgo possui o mesmo monopólio controlando seu transporte coletivo. Há mais de 12 anos, as administrações municipais tentavam licitar a contratação de novas empresas. Com sucessivos contratos emergenciais, o que já era precário ficou ainda pior, especialmente durante a pandemia. Hoje, os trabalhadores vivem uma grande incerteza, com relação, primeiramente, a seus créditos trabalhistas e indenizações, mas também quanto à empresa vencedora do certame recontratar ou não esses profissionais. Esses trabalhadores precisam ser priorizados, fazendo justiça à sua dedicação à nossa cidade”, defendeu o vereador.

Gustavo Finck (PP) contou ter buscado informações junto à Prefeitura e ouviu que o número de motoristas deve aumentar a partir da nova concessão. Devem ser contratados novos condutores e a grande parte, se não 100%, dos atuais continuará. Acredito que avançaremos muito no transporte público de Novo Hamburgo”, comemorou o progressista.

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) enalteceu a conclusão do processo licitatório, ato que definiu como uma árdua missão cumprida pela atual administração. Esse é um problema de muito tempo. Mas a prefeita foi insistente e conseguiu realizar em seu segundo mandato”, pontuou o vereador.

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 3/2024 será agora encaminhada à prefeita Fátima Daudt, à secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e ao diretor de Transporte Público, Leandro de Bortoli.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.