Vereadores mirins protagonizam sessão plenária exclusiva na próxima terça-feira

por Maíra Kiefer última modificação 01/11/2018 20h23
31/10/2018 – O momento mais esperado da segunda edição do Projeto Vereador Mirim ocorre na próxima terça-feira, 6 de novembro, a partir das 14 horas, com a apresentação das proposições elaboradas pelos jovens legisladores. Os 14 vereadores mirins, eleitos por seus colegas como representantes das sete escolas envolvidas na iniciativa, ocuparão as bancadas do Plenário Luiz Oswaldo Bender e conduzirão sua própria sessão plenária, na qual solicitarão melhorias para suas instituições de ensino, seus bairros e o Município como um todo. O projeto é uma realização da Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed).
Vereadores mirins protagonizam sessão plenária exclusiva na próxima terça-feira

Thanise Melo/CMNH

Diplomados em setembro, os vereadores mirins trabalharam ao longo das últimas semanas na formatação de suas proposições. Servidores do Legislativo e da Smed auxiliaram os estudantes no aperfeiçoamento da técnica legislativa. Ao todo, foram apresentadas sete indicações, sete pedidos de providências, seis requerimentos e um projeto de decreto legislativo. Os estudantes terão a oportunidade de defender suas proposições na tribuna.

Mesa Diretora

Na tarde da última terça-feira, 30 de outubro, os jovens parlamentares se reuniram no Plenário da Câmara para um ensaio. Recebidos pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, eles receberam orientações sobre o andamento da sessão do dia 6. Além disso, o encontro serviu para a eleição da Mesa Diretora – presidente Larissa Fleck , vice-presidente Danielli Lindemann, primeira-secretária Kassiane Bender e a segunda-secretária Melissa Raupp –, que ficarão responsáveis pela condução da reunião plenária. "Nessa edição, ficou evidente o protagonismo feminino", avaliou Maria Carolina. Para ela, essa nova geração de mulheres tem demonstrado mais interesse pela política e deve, no futuro, ocupar as lacunas existentes na atualidade. A eleição para a condução dos trabalhos legislativos teve a participação de uma outra chapa exclusivamente formada por meninas. As estudantes Yasmin Schneider, Katarine Reis de Almeida, Ana Carolina Leiria e Bianca da Silva Ferreira, integrantes da Chapa 2, perderam a disputa por uma diferença de apenas dois votos. 

Larissa Fleck, presidente eleita, destacou o nervosismo em ocupar o cargo e enalteceu as perspectivas de continuidade do projeto. “A nossa expectativa é de que tudo ocorra bem. Estamos bem nervosos, mas é normal. Queremos que a sessão seja apenas um primeiro passo. A intenção de todos é continuar esse trabalho no ano que vem”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), comandou a eleição da Mesa junto ao oficial legislativo Artêmio Friedrich e ressaltou o sucesso alcançado pelo projeto. “Estamos muito felizes com todas essas etapas do Vereador Mirim. Daqui a uma semana teremos o grande dia, com vocês como protagonistas”, frisou. As estudantes que comandarão a condução da sessão plenária mirim repassaram, junto aos demais vereadores, o roteiro que guiará o rito do trabalho legislativo na próxima terça.

O projeto

Envolvendo sete escolas municipais, a edição de 2018 se iniciou com uma série de palestras sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a participação cidadã na política. Em seguida, material pedagógico, cuja elaboração ficou sob responsabilidade de uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed, foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral e escolher seus três representantes. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Smed, o Projeto Vereador Mirim é regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 5/2017.

Os 14 vereadores mirins de 2018:

Ana Carolina Rodrigues Leiria – EMEF Francisco Xavier Kunst
Angélica Weiss Heissler – EMEF São João
Bianca da Silva Ferreira – EMEF Ana Néri
Danielli Borges Lindemann – EMEF Monteiro Lobato
Hulliandra dos Reis Oliveira – EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Kaio Nigolino Nunes – EMEF Francisco Xavier Kunst
Kassiane Cristina Bender – EMEF Monteiro Lobato
Katarine Reis de Almeida – EMEF José de Anchieta
Larissa Fleck – EMEF Martha Wartenberg
Luís Fernando Lobato Borba – EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Matheus Pinheiro Silva – EMEF José de Anchieta
Melissa Veronica Pereira Raupp – EMEF Martha Wartenberg
Mileni Giovana de Oliveira – EMEF São João
Yasmin Mandelli Schneider – EMEF Ana Néri

Suplentes:

Adrian Biel da Silva – EMEF Martha Wartenberg
Arthur Vesper Bohn – EMEF Ana Néri
Caroline Eloisa Kehl – EMEF José de Anchieta
Gabriel Lopes de Souza Haubert – EMEF São João
Henrique Rodrigues do Prado – EMEF Monteiro Lobato
Vitória Santos Ribeiro – EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Weverton Moisés Lussani – EMEF Francisco Xavier Kunst

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Vereador Mirim