Vereadores mirins aprendem sobre atuação dos parlamentares e proposição de leis

por Tatiane Souza última modificação 30/08/2023 16h17
29/08/2023 – Durante a 1ª oficina do Projeto Vereador Mirim realizada na tarde desta terça-feira, 29, no Plenário da Câmara, os jovens parlamentares eleitos em 2023 aprenderam de forma mais detalhada sobre o funcionamento do Poder Legislativo, representação e atribuição dos edis e como construir um projeto de lei e demais matérias jurídicas. A partir do embasamento recebido, os estudantes têm até o dia 8 de setembro para entregar, por escola, três sugestões de proposições que estejam relacionadas aos seus educandários ou comunidade.
Vereadores mirins aprendem sobre atuação dos parlamentares e proposição de leis

Foto: Tatiane Lopes e Eduarda Souza/CMNH

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) João Goulart, Joseane Matias, destacou que o momento foi importante para que os alunos se apropriassem da função do vereador e entendessem a sua atuação no município. O professor Said Salomon, da Emeb Martha Wartenberg, salientou a experiência diferenciada que foi proposta aos jovens parlamentares para conhecer mais do espaço Legislativo e começar a atuar politicamente percebendo o que podem melhorar no seu entorno. 

A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e a estagiária de jornalismo Gabriela Thurow, enfatizaram durante o encontro a importância de se conhecer os direitos e deveres para poder construir uma sociedade mais justa e igualitária. Trouxeram informações sobre a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de dados sobre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, função do vereador e como eles devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade para poder representá-las efetivamente. Os mirins também aprenderam sobre o que é e como criar um projeto de lei, requerimentos e indicações e pedidos de providência. "O encontro foi muito importante para qualificar as propostas que serão apresentadas", afirmou Carolina.

Jovem parlamentar da Emeb Machado de Assis, Maria Antonia de Souza dos Santos ficou impressionada com as publicações da Coleção em Miúdos, de autoria da servidora Madu Macedo da Escola de Pouso Alegre, Minas Gerais, que traduzem em linguagem infantojuvenil obras como a Constituição Cidadã, Eca e Lei Maria da Penha. “Também conhecemos o site da Câmara e outros livros que ampliaram nosso vocabulário e nos fazem sair com uma bagagem bem maior”, apontou. Eduarda Petry, da João Goulart, complementou dizendo que, de forma divertida, aprendeu mais sobre política e como os estudantes eleitos devem agir daqui para frente nos projetos que forem propor. 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Clique para ver o Álbum de fotografias

Vereador Mirim