Vereadores condecoram advogados na primeira edição do Prêmio Adalberto Snel

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/08/2024 15h58
22/08/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo promoveu nesta quinta-feira, 22, a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel. Em um plenário lotado de amigos, colegas e familiares, 12 profissionais e um escritório receberam o reconhecimento dos vereadores por suas notórias contribuições na área do direito. Além dos troféus aos laureados, a sessão solene também reservou um espaço de tributo a Snel, falecido em março de 2021, aos 94 anos.
Vereadores condecoram advogados na primeira edição do Prêmio Adalberto Snel

Foto: Daniele Souza/CMNH

Considerado um dos decanos da advocacia gaúcha, Adalberto Alexandre Snel foi a escolha unânime para dar nome à premiação, criada pela Câmara no final do ano passado. A homenagem faz referência a uma longa trajetória de serviços prestados à cidade. Embora nascido em Estrela, no Vale do Taquari, foi em Novo Hamburgo onde ele construiu a maior parte de sua carreira. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalharia por 32 anos como procurador do Município.

Durante sua vida profissional, também atuou como professor universitário e presidiu a primeira gestão da subseção hamburguense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/NH). Forte liderança cidadã e comunitária, foi vereador entre os anos de 1956 e 1959. Autor do projeto que deu origem à premiação, Felipe Kuhn Braun (PSDB) enalteceu as sete décadas de serviços jurídicos e sociais prestados por Snel ao município. Existe uma unanimidade e reconhecimento do quanto ele foi importante para esta cidade. Uma grande pessoa da área jurídica, mas de um trabalho ainda mais amplo”, frisou.

Representando a família, Lilian Snel, filha de Adalberto, assinalou que seu pai se sentiria honrado e feliz com a homenagem recebida. “Ele era um homem que amava o direito. Acredito que este prêmio servirá de incentivo para os que estão começando e de reconhecimento para os que já estão há muitos anos na lida. Parabéns a todos”, felicitou. Presidente da OAB/NH, Carlos Eduardo Braun falou sobre a relevância do nome de Snel para Novo Hamburgo. “Ele participou da formação jurídica da nossa comunidade e contribuiu em diversos outros papéis. Deixou um legado. Inclusive ensinou muitos dos que estão aqui hoje”, acresceu.

Esta é uma justa e plena homenagem aos advogados que fazem com que o ordenamento legal seja cumprido com mais ênfase em nossa cidade. Quero deixar um grande abraço também a todos os familiares que dão corpo e sustentação a trajetórias tão brilhantes”, reforçou o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB). Além dos 13 agraciados da noite, o Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel também será entregue ao juiz Carlos Fernando Noschang Júnior, que, assim como o vereador Gustavo Finck (PP), não pôde estar presente à solenidade.

 

- Conheça os homenageados:

André von Berg (indicado por Darlan Oliveira – MDB)

Especialista em processo civil e com atuação nas áreas de direito público, eleitoral e criminal, André von Berg possui larga experiência em órgãos municipais. Em Novo Hamburgo, ocupou cargos na Comusa, no Hospital Municipal e foi procurador-geral tanto da Câmara quanto do Município. “É uma honra te homenagear nesta Casa. Que Deus continue abençoando os teus trabalhos aqui na cidade”, discursou Darlan.

 




Buratti Advocacia (indicado por Inspetor Luz – PP)

Com sede no bairro Ideal, o escritório presta serviços nas áreas de direito bancário, civil, consumidor, empresarial, família e trabalhista. Fundada em junho de 2008, a sociedade mantida pelas advogadas Caira Buratti e Gabriele Fernandes tem presença nas regiões do Vale do Sinos, Paranhana e Porto Alegre. “O diferencial de seus serviços é a clareza, objetividade e eficiência com as quais o cliente é atendido, trabalhando sempre em equipe e de forma transparente e personalizada”, ressaltou Luz.

Mantendo altos padrões éticos em todas as suas práticas e atuações, prima pela confiabilidade, integridade e excelência. Além dessas qualidades, a Buratti Advocacia possui como missão promover a justiça social, impactando positivamente a comunidade”, acrescentou. Em nome do escritório, Caira agradeceu o reconhecimento. “É com orgulho e satisfação que recebemos o prêmio. Esta conquista se deve principalmente à união e à excelência do trabalho prestado pela nossa equipe de colaboradores, a quem agradecemos imensamente. O prêmio é resultado do nosso crescimento profissional, que só foi possível devido a um trabalho responsável, ético e humano.”

 

Carlos Fernando Noschang Júnior (indicado por Gustavo Finck – PP)

Natural de Novo Hamburgo, Noschang ingressou na magistratura em 2002. Desde 2015, é juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade. Atualmente, também acumula a função de juiz eleitoral e a direção do Foro da comarca local.

 

Cintia Brenner (indicada por Cristiano Coller – PP)

Pós-graduanda em neurociência, comunicação e comportamento humano, Cintia é sócia-proprietária de escritório em Novo Hamburgo, onde atua nas áreas de direito civil, família, previdenciário e trabalhista. “Com extenso currículo e comprometimento com a profissão, desenvolve sempre um trabalho de excelência. É uma pessoa da qual temos muito orgulho de conhecer. Além da complicada vida de advogado, ela ainda arruma tempo para estudar mediação familiar e os direitos das pessoas com deficiência. Uma profissional dedicada e que faz a diferença na vida dos outros”, elogiou Coller.

Todos nós temos um papel de fundamental importância na sociedade. Sinto-me lisonjeada em receber o prêmio”, agradeceu Cintia.

 

Clarisete Dutra (indicada por Vladi Lourenço – Podemos)

Com atuação nas áreas previdenciária e trabalhista, Clarisete é membro das respectivas comissões especiais dentro da OAB/NH, além de ocupar a suplência no Conselho de Ética e Disciplina do órgão. “Dona de um extenso currículo, demonstra comprometimento com a profissão e com a sociedade”, resumiu Vladi. “É uma honra muito grande estar aqui. São 15 anos de atuação jurídica. Agradeço aos meus familiares, aos colaboradores do escritório e aos nossos clientes”, elencou Clarisete.

 

 

 

Dailor dos Santos (indicado por Tita – PSDB)

Analista judiciário junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Dailor dos Santos é também pesquisador e professor da Universidade Feevale, onde leciona sobre direitos humanos, direito administrativo e direito constitucional. “Uma inspiração de pessoa trabalhadora, séria e comprometida com os cidadãos de Novo Hamburgo. Precisaria de uma sessão solene inteira para falar de tuas qualificações e do ser humano incrível que és. Agradeço por tu teres aceito o convite e me concederes a honra de te entregar este merecido prêmio”, afirmou Tita.

Em discurso emocionado, Dailor agradeceu o apoio de sua família e dedicou o prêmio a suas filhas. “Meu coração hoje é de gratidão. Não esperava uma homenagem tão profunda e tão bela. Sou muito grato a meus pais e a todos que incentivaram meu trabalho. Quero agradecer também aos meus alunos. Eles deram um sentido muito grande à minha tarefa de vida no direito”, declarou.

 

Deiwid Amaral da Luz (indicado por Fernando Lourenço – Solidariedade)

Diretor-geral da Câmara em 2019 e procurador-geral desde 2020, o hamburguense Deiwid Amaral da Luz também atua como advogado criminalista e eleitoral. Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Unisinos e especialista em direito eleitoral pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Amaral desenvolve estudos em direito constitucional e hermenêutica jurídica. “É um dos mais jovens e longevos na função de procurador-geral da Câmara. Quero te parabenizar por todo o trabalho desenvolvido, sendo um dos prodígios da nova geração de advogados desta cidade. Te desejo muito sucesso, vitórias e uma carreira imensamente longa”, estimou Fernando.

Da tribuna, à qual subiu com sua filha no colo, Deiwid fez votos de agradecimento à sua família, em especial a seu pai e a sua colega e esposa Marcela Artl. Este prêmio aqui é nosso. É meu, é teu, Marcela, e é do meu pai. Se hoje sou advogado e procurador, é graças aos meus pais. Um filho de sapateiro ser advogado e procurador desta Casa para mim é de suma importância. E eu te agradeço. Muito obrigado”, emocionou-se.

 

Helio Feltes (indicado por Gerson Peteffi – MDB)

Aos 86 anos, Helio Feltes foi o mais “longevo” entre os homenageados da noite, como referenciou Peteffi. Economista, político e advogado, Feltes coleciona contribuições nas áreas bancária, cível e eleitoral. “Atuou também na Procuradoria da Prefeitura, onde implantou melhorias estruturais no que diz respeito às execuções fiscais e aos demais atos judiciais em defesa dos interesses do Município”, relembrou o presidente da Câmara.

Vice-prefeito na década de 1980, na gestão Atalíbio Foscarini, Helio Feltes também prestou serviços advocatícios gratuitos a famílias e entidades de Novo Hamburgo. “É mais do que justo e merecido o senhor receber o Prêmio Adalberto Snel, um contemporâneo seu. Que esta homenagem lhe traga ânimo, força, saúde e muita garra para seguir lutando e trabalhando pelo engrandecimento da advocacia”, complementou Peteffi. Feltes agradeceu. Dou um valor muito especial a esta lembrança. Isso porque a origem do prêmio é a Câmara de Novo Hamburgo, uma ressonância de sua comunidade e onde estão representados seus diversos segmentos”, salientou.

 

Isadora Cunha (indicada por Enio Brizola – PT)

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e da Comissão da Mulher Advogada da OAB/NH, Isadora Cunha tem especialização em Nova Previdência e técnicas de negociação extrajudicial. Assistente jurídica de entidades representativas e sindicais, é também professora de direito previdenciário com perspectiva de gênero.

Está escrito na lei que todos somos iguais. Mas a realidade não é assim. Se as mulheres não lutarem, não se tem igualdade. Se os negros não lutarem, não há afirmação. Se as pessoas com deficiência não lutarem, não há inclusão nem cidadania. Todos os dias há lutas sociais e jurídicas. A humanidade vai caminhando e lutando. E é por isso que existem tantos movimentos sociais, como a advocacia social. E é a ti e ao teu escritório de mulheres advogadas e lutadoras que dedico este prêmio. Muito obrigado por escolher lutar por aqueles e aquelas que mais precisam”, discursou Brizola.

Em seu pronunciamento, Isadora fez questão de lembrar suas sócias Gabriela Piardi e Rachel Tomasi, às quais credita o apoio para a manutenção de uma advocacia “transgressora, relevante e necessária”. É um imenso prazer ser lembrada nesta sessão solene. Fico muito feliz de, aos 30 anos, já ser uma advogada notada em nossa comunidade, digna desta homenagem. Mas aproveito para ressaltar que, neste momento, é também a advocacia feminista e sindical que recebe este prêmio. E com ele renovo minhas energias e a confiança de que estou no caminho certo”, frisou.

 

Jaderson Paluchowski (indicado por Raizer Ferreira – PSDB)

Após passagens pela Procuradoria-Geral do Estado e Justiça Federal, Jaderson Paluchowski deu início à carreira de defensor público em 2007. Em seus primeiros anos, prestou serviços nas cidades de Arvorezinha, Capão da Canoa, Esteio, Guaporé e Portão. Em 2012, fixou-se em Novo Hamburgo, onde daria ênfase ao trabalho nas áreas cível, família e saúde. Em abril, assumiu no município a Defensoria Pública Especializada em Execução Penal. “Ocupa também o cargo de subdefensor público-geral do Estado para assuntos jurídicos, destacando-se pelo compromisso com a justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos gaúchos”, adicionou Raizer Ferreira ao currículo de seu homenageado.

Hoje, ao refletirmos sobre sua trajetória, somos lembrados de sua dedicação em melhorar o sistema de defesa pública. Seu legado é o testemunho de um trabalho árduo e de sua visão e paixão pela advocacia pública”, concluiu o vereador. Paluchowski tratou a homenagem não apenas como uma condecoração a seu trabalho, mas também à instituição e às pessoas que representa. Por fim, mencionou a importância da compreensão de seu núcleo familiar para o melhor desenvolvimento de suas atividades. Tamanha a demanda que temos, é necessário, muitas vezes, abrir mão do convívio em favor das pessoas e do nosso trabalho público”, ponderou.

 

Ruy Noronha (indicado por Ricardo Ica Ritter – MDB)

Natural de Novo Hamburgo, Ruy Noronha conta mais de 50 anos no exercício da advocacia. Boa parte desse período foi vivido dentro do setor público. Especializado em administração municipal, prestou serviços de assessoria e consultoria a inúmeras prefeituras da região. Em sua cidade natal, foi presidente da Fenac, procurador-geral do Município e estendeu sua atuação também junto à Comur, Comusa, Hospital Municipal e Ipasem. Na gestão Fátima Daudt, foi nomeado assessor jurídico especial.

Destaca-se, dentre suas iniciativas legislativas, a criação da Guarda Municipal, o Estatuto do Servidor, o plano de carreira do funcionalismo, o regime de previdência municipal, a estrutura organizacional da Prefeitura, o código tributário, a legislação do transporte de passageiros (táxi e ônibus) e o Refis municipal”, pontuou Ica. Após receber o troféu e o certificado, Noronha lembrou algumas das conversas que teve com Snel ao longo de suas trajetórias profissionais. Em nome dele, quero agradecer a homenagem, que me deixa eufórico, satisfeito e contente”, externou.

 

Sirlei Pavlak (indicada por Ito Luciano – Podemos)

Fundadora do R&S Advogados Associados, escritório com sedes em Parobé e Sapiranga, Sirlei Pavlak possui 46 anos de experiência na profissão. Especializada em direito penal, já exerceu a atividade juntos aos tribunais do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Brasília. “Sua contribuição para Novo Hamburgo é de valor inestimável. Sirlei atuou por longos anos como advogada cedida pela Prefeitura ao Cartório da 1ª Vara do Júri, representando e defendendo todos aqueles que não tinham condições de pagar por um defensor”, explicou Ito.

Esta merecida homenagem é um reconhecimento a sua incondicional entrega e contribuição para o município, ao amor dedicado a cada um que passou pelo seu caminho, à humanidade que transpira e ao lindo trajeto de sua carreira”, reforçou o vereador. “Esta mulher é uma pessoa maravilhosa. Foi professora estadual, foi diretora de escola e foi advogada. Para mim, uma das maiores criminalistas da história do Rio Grande do Sul”, completou. Sirlei emocionou-se com a grandeza do reconhecimento. “É uma grande honra estar hoje aqui. Quero agradecer do fundo do coração esta lembrança, que nem sei se mereço, de tanta magnitude. Mas me escolheram e vim humildemente aceitar”, disse.

 

Veridiana Fumegalli Paiva (indicada por Lourdes Valim – Republicanos)

Advogada desde 2003, Veridiana mantém seu escritório no Centro de Novo Hamburgo, prezando por um atendimento humanizado e mediador. “Nascida em Águas de Chapecó, em Santa Catarina, sempre sonhou em ser advogada. Filha de agricultores, enfrentou várias dificuldades para estudar, mas jamais perdeu o foco. Realizou muitos anos de estágio na Defensoria Pública e, há mais de duas décadas, leva orientação jurídica voluntária aos bairros mais carentes do município. Advogar pelo cidadão é uma vocação, uma missão dentro de cada um”, salientou Lourdes.

No final de 2018, Veridiana também teve uma passagem pela Câmara, quando assumiu o cargo de procuradora-geral. “Com moralidade, impessoalidade e eficiência, fez um trabalho imparcial e visando ao bem da coletividade”, sublinhou a proponente. “Ser agraciada logo na primeira edição é uma honra muito grande. Um dia meu filho falou na escolinha que sua mãe era advogada e ajudava as pessoas. Como a vereadora falou, é uma missão”, repetiu.


Vinícius Bondan (indicado por Felipe Kuhn Braun – PSDB)

Fundador e diretor-executivo da Bondan Advogados, destaca-se pela experiência em gestão empresarial e na condução de processos administrativos e judiciais. “Vinícius atua na consultoria e advocacia contenciosa de organizações nos mais diversos setores econômicos. É também professor de compliance e conselheiro de Ética e Disciplina da OAB/NH”, relatou o proponente.

Presidente da Câmara em 2018, Felipe pôde acompanhar de perto o trabalho de Bondan no cargo de procurador-geral, função que exercia desde o ano anterior. Na Prefeitura, o advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria também atuou como subprocurador de Assessoramento em Meio Ambiente e Urbanismo. “Podemos destacar vários pontos do teu trabalho. Primeiro, o olhar que tens para todos. Depois, uma capacidade jurídica impressionante, um conhecimento ímpar. E, por fim, a segurança que nos proporcionas por meio do teu trabalho”, enumerou.

Bondan salientou que o Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel é uma láurea não apenas para 14 nomes, mas para todos os operadores do direito. “É uma homenagem aos colegas juristas, cuja militância é tão difícil, e é uma homenagem ao doutor Snel, um expoente da comunidade jurídica de toda a região e uma inspiração para todos nós”, finalizou.


Assista à sessão solene na íntegra: