Vereadores celebram os 10 anos da Escola do Legislativo
Pioneira no Vale do Sinos, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo foi criada a partir da publicação da Resolução nº 5/2014. Após meses iniciais de organização e planejamento, o primeiro curso foi ofertado em junho de 2015. Menos de dois anos mais tarde, surgiria seu “carro-chefe”. Reconhecido nacionalmente como exemplo de educação para a cidadania e estímulo à participação política, o Projeto Vereador Mirim abre as portas da Câmara para estudantes do 5º ao 9º ano aprenderem de forma prática sobre as atribuições e deveres dos parlamentares.
Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral, a iniciativa engloba palestras, distribuição de material pedagógico para trabalho em sala de aula, eleição dos vereadores mirins dentro de suas escolas e a realização de uma sessão plenária especial, com a apresentação de matérias legislativas e a discussão de temas de interesse da comunidade.
Batizada em 2023 em homenagem ao ex-vereador Sergio Hanich, falecido um ano antes durante o exercício de seu quarto mandato consecutivo, a Escola do Legislativo mantém desde o início uma composição enxuta. Responsável pelos trabalhos durante a maior parte dos dez anos, a diretora Maria Carolina Seitenfus Hagen, servidora concursada da Casa há 19 anos, conta atualmente com o apoio da estagiária Vitória Daitx, estudante de jornalismo.
Em sua manifestação na tribuna, no entanto, Maria Carolina fez questão de salientar não apenas a parceria com outras instituições, mas também o suporte interno prestado por outros setores da Câmara. “Hoje, a Escola é referência para outras casas legislativas do país, recebendo visitas de servidores e parlamentares interessados na realização de atividades de educação legislativa em seus municípios”, revelou a diretora.
Em seu discurso após receber um certificado alusivo ao aniversário, ela reforçou o papel transformador da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, especialmente na forma como a Câmara se relaciona com a comunidade. “Além de promover capacitação dos parlamentares e demais colaboradores, abrimos as portas para a população através da realização de atividades sobre os temas mais diversos e importantes para a cidade, tais como educação, desenvolvimento econômico, saúde, processo eleitoral e educação para a cidadania”, acrescentou, agradecendo a contribuição de todos os estudantes que atuaram como estagiários ao longo de uma década no apoio às ações desenvolvidas. Para ilustrar toda a trajetória da instituição, foi exibido um vídeo institucional elaborado pela TV Câmara NH.
Pronunciamentos
Ao abrir a homenagem, o presidente Gerson Peteffi (MDB) externou seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela diretora da Escola, Maria Carolina Hagen, e aos jovens alunos que lhe deram suporte ao longo dos anos de atuação. Ele exaltou todas as propostas implementadas de integração da comunidade escolar junto à Câmara de Novo Hamburgo, tornando esse braço educacional modelo e exemplo para outras instituições que buscam aqui nos projetos implementados inspiração para ações semelhantes.
Para Ricardo Ritter – Ica (MDB), o desempenho exemplar da Escola do Legislativo fortalece o parlamento da cidade. Ao parabenizar a diretora, a vereadora Semilda – Tita (PSDB) evidenciou o papel fundamental do órgão em fomentar o interesse das crianças e jovens pela política desde cedo, levando às famílias um olhar consciente sobre o processo eleitoral e a atuação dos eleitos no futuro da cidade.
Integrante da Mesa Diretora que implementou o Projeto Vereador Mirim, Felipe Kuhn Braun (PSDB) lembrou da sua participação nas atividades promovidas pela Escola do Legislativo durante as suas duas legislaturas. Além de mencionar o carro-chefe da instituição, o parlamentar reforçou a importância de outra iniciativa, cuja primeira edição ocorreu em sua gestão como presidente: o Seminário de Desenvolvimento Econômico. Ele mencionou ainda que a ação se tornou política pública graças à proposta do vereador Enio Brizola. A realização de cursos de qualificação de vereadores e servidores foi outro ponto enaltecido por Felipe.
Ao se pronunciar, Coller tratou do pioneirismo do órgão do Legislativo no Vale do Sinos. Tal como Felipe citou a sua presença em uma série de treinamentos e projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo. Como presidente da Câmara, o vereador lembrou ter sido responsável pela ampliação do leque de escolas participantes, incluindo, desde 2022, as instituições particulares e estaduais. Ele falou sobre a satisfação de ver a alegria dos estudantes que integram o Projeto Vereador Mirim e, inclusive, o aprendizado dos alunos quando vivenciam situações de frustração, como quando seus projetos não vão adiante, assim como ocorre quando os parlamentares têm suas propostas rejeitadas ou vetadas.
Por fim, Raizer Ferreira (PSDB) destacou que a Escola do Legislativo funciona independentemente dos vereadores, sendo exemplo para muitas instituições pelo sucesso de seus trabalhos, especialmente do Projeto Vereador Mirim.