TV Câmara – Voluntárias trazem informações sobre associação que auxilia no tratamento de pessoas com câncer
A história da entidade começou em 2005, em Caxias do Sul, e completou, em março deste ano, 14 anos. Lauriana explicou que um grupo de voluntários realizava visitas aos hospitais e comunidades oferecendo apoio e ajuda material para a aquisição de medicamentos para os efeitos colaterais do tratamento do câncer e para as dietas de alimentação enteral. Hoje, com sede em 14 municípios (Veja lista completa em www.aapecam.com.br), disponibiliza profissionais de assistência social e psicólogos para atender tanto as pessoas com câncer quanto seus familiares. “Esse apoio é muito importante principalmente durante o tratamento mais intensivo da doença, como quimioterapia e radioterapia. Oferecemos, também, grupos de apoio, oficinas de música, terapias integrativas, como Reiki, que possam contribuir neste momento”, explicou a assistente social. Ela contou, ainda, que o enfrentamento do diagnóstico do câncer é delicado inclusive aos familiares. “Oferecemos atendimento psicológico individual e coletivo e há outros profissionais voluntários nas áreas de direito e nutrição, por exemplo, que atuam na associação”, explicou durante a entrevista.
Em outras 10 cidades do Estado, a Aapecan oferta serviço de acolhimento institucional gratuito – estada, com roupa de cama, e alimentação, de segunda a sexta, para pacientes em tratamento e mais um acompanhante responsável. “Nossa primeira casa de apoio foi em Pelotas, em 2011, onde, juntamente a Santa Maria, tem as maiores demandas. Hoje, abrangemos nesses locais pessoas de 497 municípios do Estado. Em Porto Alegre, temos espaço para acolher 27 pessoas, de ambos os sexos, incluindo crianças. As indicações chegam, principalmente, por meio dos hospitais onde os pacientes realizam tratamento, porque já conhecem nosso trabalho, e das secretarias municipais de saúde”, contou a assistente social da Associação. Cada município, no entanto, oferta um número diferenciado de vagas para acolhimento institucional. Segundo Lauriana, a principal procura vem de pacientes que se tratam pelo SUS. “Desde 2005, mais de 15 mil pessoas já passaram pela entidade. E, somente, em 2018, realizamos 127 mil atendimentos no Estado", complementou.
Como ajudar a Aapecan
Lauriana contou que uma equipe de telemarketing liga aos cidadãos solicitando apoio financeiro. Além disso, a associação está inserida em programas como a tampinha legal e nota fiscal gaúcha. “Toda doação é bem-vinda, seja em dinheiro, alimentos não perecíveis ou dietas enterais”, finalizou.
No programa, a paciente Linda de Souza faz um relato sobre como a associação tem ajudado no tratamento e na superação da doença. E deixa o recado de que o câncer tem cura, além de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Conheça a atuação da Aapecan Porto Alegre
Veja o programa na íntegra
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.