TV Câmara: Terapeuta floral fala sobre tratamentos naturais que auxiliam na qualidade de vida

por Tatiane Souza última modificação 03/08/2022 20h26
03/08/2022 - A obtenção do equilíbrio físico e emocional com o auxílio de terapias integrativas complementares é o tema do programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora. A mestre de Reiki e terapeuta floral Maria Lina Guerreiro traz importantes contribuições sobre como os florais, a aromaterapia, a fitoterapia, a cristaloterapia, a astrologia e o xamanismo urbano podem auxiliar na busca por uma vida mais consciente, tranquila e saudável.
TV Câmara: Terapeuta floral fala sobre tratamentos naturais que auxiliam na qualidade de vida

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

Maria Lina também é designer, especialista em sustentabilidade e instrutora de meditação.

Ela destaca que as terapias integrativas dão um suporte tanto para tratamentos médicos quanto para as demais áreas da vida em que se façam necessárias. A terapeuta ressalta que o tipo de tratamento varia de pessoa para pessoa e que não há nenhum tipo de contra indicação de uso. “Crianças e animais podem ser beneficiados com o uso de florais. Em caso de recém- nascidos, o produto pode ser utilizada durante o banho do bebê, dissolvido na água”.

Maria fala que cada flor utilizada na essência tem um propósito específico para o tratamento, e que ela, como terapeuta integrativa, busca compreender as necessidades do paciente logo de início para que seja possível traçar um plano e oferecer o melhor plano ou caminho para uma melhor qualidade de vida. Segundo a instrutora de meditação, as pessoas que a procuram sofrem de problemas principalmente mentais e emocionais.

A profissional também explicou a diferença entre homeopatia, fitoterapia e o uso de florais. Segundo ela, a terapia floral trabalha com a extração da essência da flor, já que a considera o ápice da vida da planta. Neste tipo de tratamento, apenas as flores são usadas no desenvolvimento das essências, logo, não possuem nenhum tipo de aditivos químicos. Já a fitoterapia não segue o mesmo caminho, e serve até como base de pesquisa científica para a criação de medicamentos da indústria farmacêutica. Outra diferença é que o método de extração do princípio ativo pode ser por qualquer parte da planta. A fitoterapia também pode ser usada em chás, temperos, extratos, sucos, entre outros.

Já na homeopatia, conforme Maria, a diferença é que o material é feito com o auxílio de outas fontes além da flor, tais como vegetais, minerais e animais, enquanto que na terapia floral são somente flores.

Maria Lina também fala, durante a entrevista, que o tratamento por terapias florais é procurado por mulheres, porém, ocorrem diversos casos em que a paciente solicita essências para levar ao marido, filhos e demais familiares. “A obtenção de resultados após o início do tratamento é bastante variado, podendo ocorrer melhora imediatamente ou as vezes demorando até dez dias para ter algum efeito perceptível”, enfatizou.

Assista ao programa na íntegra abaixo



Vitalidade:

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

* Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.

registrado em: