TV Câmara – Terapeuta destaca a importância da arteterapia e da psicologia positiva em nossas vidas

por Tatiane Souza última modificação 21/10/2021 16h03
21/10/2021 – Como você costuma expressar seus sentimentos e emoções? Arteterapia, fototerapia, retratoterapia e psicologia positiva são os assuntos do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora legislativa. Para entender como essas práticas podem ser utilizadas para promover o bem-estar emocional e psicológico, a apresentadora Tatiane Lopes entrevistou a terapeuta Isa Reichert.
TV Câmara – Terapeuta destaca a importância da arteterapia e da psicologia positiva em nossas vidas

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Por mais de 30 anos, Isa trabalhou como fotógrafa de retratos e casamentos. “Registrei a vida de inúmeras famílias, muitas vezes me tornando íntima delas e de suas histórias. De tanto fotografar, me apaixonei por pessoas, por suas histórias felizes e pela capacidade do ser humano de se reinventar a cada novo ciclo de vida”, contou Isa ao relatar sua trajetória até chegar às terapias.

Ela se especializou em arteterapia e psicologia positiva. Dentro das linguagens artísticas, trabalha também com a fotografia, considerada uma importante ferramenta em seus atendimentos terapêuticos para auxiliar as pessoas em seus processos de autoaceitação, autoconfiança e autorrealização. A terapeuta explicou ainda como cada técnica pode ser utilizada nas diversas fases da vida.

No decorrer do programa, a entrevistada contou que a arteterapia trabalha também as questões de apoio à motricidade, principalmente em crianças e idosos. "O processo se baseia na psicologia, mas não usa a fala como único recurso. Ele se dá através de uma produção artística: rasgadura, desenho, pintura, escultura e, inclusive, a fotografia", explicou. 

Ao final, ela ainda brindou os telespectadores com uma proposta prática, na qual, por meio da construção de uma mandala, é possível trabalhar e entender muitos sentimentos e emoções.

Saiba mais:

Isa Reichert também trabalha como arteterapeuta na Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança), atendendo a pacientes e familiares. O objetivo é fornecer apoio emocional para que expressem através da linguagem artística seus sentimentos e emoções em relação ao processo de adoecimento e tratamento do câncer e, assim, possam desenvolver recursos emocionais para o enfrentamento da doença.

A terapeuta atua também junto ao Coletivo Psicoarte (um grupo de profissionais de diversas áreas que trabalham com a saúde física e mental) oferecendo atendimento social e particular para pessoas interessadas em desenvolver criatividade, acolher emoções e desenvolver recursos próprios para ressignificar a sua história e desenvolver novas capacidades e habilidades.

Assista ao programa na íntegra. É para a família toda!

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

registrado em: