TV Câmara: Setembro é mês de conscientização ao alzheimer
Durante o bate-papo, Minozzo explicou o que é demência e exemplificou os principais sintomas e as novidades sobre o diagnóstico e os tratamentos do alzheimer. O médico destacou que a população precisa realizar exames preventivos. “Nunca é tão cedo e nunca é tão tarde. É importante que se faça o diagnóstico da doença de alzheimer o quanto antes para iniciar o tratamento", relatou.
Segundo o Ministério da Saúde, duas a cada três pessoas no mundo acreditam que há pouca ou nenhuma compreensão sobre a demência em seus países. Porém os dados, apenas no Brasil, já estimam que existam 1,2 milhões de caso da doença, além de muitas subnotificações. Em Novo Hamburgo, a Lei n° 3.264, em vigor desde 2020, institui a Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras demências. A medida prevê a realização de campanhas de orientação e conscientização, com informações sobre as enfermidades que provocam perda de funções cognitivas associadas ao comprometimento da funcionalidade da pessoa acometida.
Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer estão (Ministério da Saúde):
- Falta de memória para acontecimentos recentes;
- Repetição da mesma pergunta várias vezes;
- Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
- Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
- Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
- Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
- Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
Com diversas participações no Vitalidade, o entrevistado falou sobre os livros que já publicou sobre o assunto e também sobre a saúde mental do doente e dos cuidadores e família. Minozzo falou de tratamentos inovadores que têm garantido melhor qualidade de vida.
Assista ao programa na íntegra
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.