TV Câmara: projeção para o número de idosos no Brasil chama atenção das autoridades e especialistas

por Tatiane Souza última modificação 21/11/2023 16h14
17/11/2023 - No mês de outubro, foi celebrado o Dia do Idoso e da Terceira Idade. A data foi implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade mundial a respeito das questões relacionadas ao envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados com essa população. Em um programa especial sobre o tema, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou a neuropsicóloga Lidiane Klein, doutoranda em ciências da reabilitação. Você assiste ao Vitalidade pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo youtube da emissora legislativa.
TV Câmara: projeção para o número de idosos no Brasil chama atenção das autoridades e especialistas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A neuropsicóloga trouxe reflexões e esclarecimentos sobre o assunto, destacando a importância do Estatuto do Idoso para garantir os direitos da terceira idade. Ela frisou como a comunidade pode se preparar para chegar mais saudável e feliz à “melhor idade”. Durante a entrevista, a profissional ressalta, ainda, as principais conquistas e desafios que os idosos enfrentam. 

O Brasil, atualmente, possui 33 milhões de pessoas idosas, conforme dados do Ibge. Até 2060, um terço da população terá mais de 60 anos. Essa projeção, já chama a atenção para os problemas sociais e econômicos que atingirão o país como um todo. 

Cerca de 70% das pessoas nesta faixa etária vivem com renda mensal de até dois salários-mínimos. E parte deste grupo está em situação vulnerável e suscetível à violência física e golpes, além de vivenciar abandono, discriminação, más condições de saúde e desrespeito aos seus desejos. 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Assista na íntegra: