TV Câmara - Programa traz esclarecimentos sobre a saúde nutricional da mulher brasileira

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h08
29/03/2022 - No mês da mulher, a TV Câmara NH apresenta mais um Vitalidade voltado para elas. Em bate-papo descontraído com a nutricionista Claudia Pereira, pode-se entender melhor como está a saúde nutricional da população feminina. O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora Legislativa.
TV Câmara - Programa traz esclarecimentos sobre a saúde nutricional da mulher brasileira

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

Durante a entrevista, a especialista em comportamento e em reeducação alimentar explicou quais são os tipos de fome que temos e como podemos compreender melhor o nosso corpo. Claudia salientou os impactos da pandemia na vida das mulheres e na sua alimentação e revelou que os índices de sobrepeso e obesidade vêm aumentando nos últimos anos.

Ela desmistifica a palavra dieta e explica por que uma alimentação restritiva não funciona a longo prazo. Além disso, a nutricionista fala sobre alimentos para pré e pós treinos, destaca a importância da ingestão de água, aconselha sobre o uso de chás e aponta os perigos dos remédios para emagrecer.

Não perca!

Ainda no mês de março, a TV Câmara apresentou o programa a saúde da mulher contemporânea. A jornalista Tatiane Lopes conversou com a médica ginecologista, ativista social e feminista Anita Lucas de Oliveira sobre questões relacionadas às diversas fases da vida de uma mulher. O câncer do colo do útero e a campanha Março Lilás nortearam o programa, que também abordou a saúde mental, a conscientização sobre o câncer colorretal (Março Azul-Marinho), os impactos da pandemia do coronavírus na vida e na saúde do público feminino, as conquistas históricas e as lutas que ainda precisam ser travadas – como o alto índice de violência doméstica e de feminicídios no Brasil e no mundo.

Anita foi vereadora de Novo Hamburgo, secretária municipal de Cultura, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e militante da Marcha Internacional das Mulheres. No decorrer do programa, a médica também fala sobre a saúde da mulher trans e sobre as políticas públicas que poderiam melhorar a qualidade de vida de todas.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.